Você está aqui: Página Inicial > Defesa e Segurança > 2013 > 01 > Situação de chuvas no Rio de Janeiro está sendo monitorada pela Defesa Civil

Defesa e Segurança

Situação de chuvas no Rio de Janeiro está sendo monitorada pela Defesa Civil

por Portal Brasil publicado: 04/01/2013 12h10 última modificação: 30/07/2014 00h30
Agência Brasil Sedec está monitorando em tempo real as enchentes no estado do Rio de Janeiro

Sedec está monitorando em tempo real as enchentes no estado do Rio de Janeiro

Técnicos da Força Nacional de Emergência já estão no estado, onde acompanham o monitoramento e trabalham em parceria com os agentes de Defesa Civil do estado e dos municípios

 

A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, está monitorando em tempo real as enchentes no estado do Rio de Janeiro e acompanhou a situação durante toda madrugada. Técnicos da Força Nacional de Emergência, que é coordenada pela Sedec, já estão no estado, onde acompanham o monitoramento e trabalham em parceria com os agentes de Defesa Civil do estado e dos municípios. 

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, reforçou o apoio do governo federal ao estado do Rio de Janeiro e embarcou, nesta sexta-feira (4), para se encontrar com o governador do estado, Sergio Cabral, para avaliar a situação. Após o encontro, o ministro segue para um sobrevoo às áreas afetadas pelas chuvas em Duque de Caxias.

Nos últimos meses, o governo intensificou as ações preventivas. Entre as medidas se destaca a realização de oficinas e simulados em 16 cidades da região Sul e Sudeste para treinar a população sobre como agir diante de fortes chuvas. Foram realizadas oficinas em sete estados - Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina - para preparação para o período das chuvas, que treinaram mais de 2,5 mil pessoas nas duas regiões. Também foram capacitados cerca de 12 mil  agentes de defesa civil entre 2011 e 2012.

O Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais, que aumenta os investimentos em ações específicas, visando ampliar a estrutura de monitoramento nas cidades classificadas como prioritárias com base na recorrência de desastres e número de óbitos, foi lançado em agosto de 2012. O Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres Naturais (Cenad), do ministério, ampliou suas atividades e passou a funcionar em sistema de plantão, 24 horas por dia, para monitorar desastres em todo o País.

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, também passou a funcionar em regime de trabalho 24 horas, sete dias por semana. Segundo a classificação do risco informada pelo Cemaden, o Cenad informa as defesas civis estaduais e municipais para a adoção de medidas de proteção à população em situações de risco. Os dois centros estão conectados por telepresença, o que otimiza a comunicação durante a gestão de crises frente aos riscos identificados.

 

Mapeamento de risco hidrológico

A Agência Nacional das Águas (ANA) vem implantando salas de situação em vários estados do País e a expectativa é que, a partir de 2013, todos os estados e o Distrito Federal já possuam unidades. O objetivo destas salas é acompanhar as tendências hidrológicas, com a análise da evolução das chuvas, níveis e das vazões dos rios e reservatórios, auxiliando na prevenção de eventos extremos.

 

Fonte:
Ministério da Integração Nacional
Portal Brasil

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Últimos vídeos

Salvamento aquático e mergulho de resgate
Grupamento de Busca e Salvamento do Distrito Federal revela amor à profissão e ao dever de salvar vidas.
Profissão gratificante
Papel do Corpo de Bombeiros na sociedade é motivo de orgulho para membros da corporação.
A criação do Corpo de Bombeiros
Coordenador do Museu Histórico do Corpo de Bombeiros, major Nilo fala de advento da corporação.
Grupamento de Busca e Salvamento do Distrito Federal revela amor à profissão e ao dever de salvar vidas.
Salvamento aquático e mergulho de resgate
Papel do Corpo de Bombeiros na sociedade é motivo de orgulho para membros da corporação.
Profissão gratificante
Coordenador do Museu Histórico do Corpo de Bombeiros, major Nilo fala de advento da corporação.
A criação do Corpo de Bombeiros

Governo digital