Governo
Ações de combate à criminalidade são implantadas no Goiás
O Ministério da Justiça (MJ) e o governo de Goiás assinaram, nesta terça-feira (21), um acordo de cooperação para fortalecimento de ações de segurança pública visando reduzir a criminalidade violenta nos municípios goianos que compõem a Região Integrada de Desenvolvimento (Ride).
A iniciativa prevê um investimento de R$ 37 milhões para a adoção de medidas de enfrentamento aos crimes letais intencionais nos municípios mais populosos do entorno do Distrito Federal, região que tem apresentado, nos últimos 15 anos, um crescimento dos índices de crimes violentos.
Com a parceria entre os governos federal e estadual, serão qualificados os procedimentos investigativos, por meio do fortalecimento da polícia civil e da perícia criminal, capacitação profissional e aprimoramento tecnológico. O acordo também irá impulsionar o reforço da presença ostensiva da polícia de proximidade nas áreas mais vulneráveis e disponibilizar apoio aos órgãos locais de segurança pública para aperfeiçoarem seus projetos de prevenção da violência e criminalidade.
Ride
Outro acordo de cooperação técnica assinado pelo MJ foi o da Ride, que conta com integração dos governos do Distrito Federal, de Minas Gerais e Goiás. O objetivo é juntar esforços, juntamente com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), para a implementação do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) do Entorno, voltado a discutir e deliberar questões, estratégias e ações de segurança pública e defesa social.
Programa Brasil Mais Seguro
O programa integra o Plano Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, que promove ações voltadas para o fortalecimento das fronteiras, o enfrentamento às drogas, o combate às organizações criminosas, a melhoria do sistema prisional, a segurança pública para grandes eventos, a criação do Sistema Nacional de Informação em Segurança Pública e a redução da criminalidade violenta.
O Programa de Redução da Criminalidade Violenta, lançado com o nome Brasil Mais Seguro, tem como objetivo induzir e promover a atuação qualificada e eficiente dos órgãos de segurança pública e do sistema de justiça criminal, focado na qualificação dos procedimentos investigativos e na maior cooperação e articulação entre as Instituições de Segurança Pública e o Sistema de Justiça Criminal (Poder Judiciário e Ministério Público).
O Brasil Mais Seguro prevê três eixos de atuação: a melhoria da investigação das mortes violentas; o fortalecimento do policiamento ostensivo e de proximidade (comunitário); e o controle de armas.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil






