Você está aqui: Página Inicial > Defesa e Segurança > 2013 > 07 > País terá estoques de emergência para atender vítimas de desastres

Defesa e Segurança

País terá estoques de emergência para atender vítimas de desastres

Os Centros de Distribuição vão estocar kits de limpeza, dormitório higiene pessoal e alimentos, além de garrafas de água mineral
por Portal Brasil publicado: 18/07/2013 12h33 última modificação: 30/07/2014 00h31
Divulgação / Gov. CE Os estoques estratégicos servem para atender pessoas atingidas por desastres

Os estoques estratégicos servem para atender pessoas atingidas por desastres

Pela primeira vez no Brasil, todos os municípios vão contar com estoques estratégicos de assistência humanitária em caso de desastres. A medida, assinada nessa quarta-feira (17), prevê a instalação de cinco centros de distribuição de materiais para atender pessoas atingidas por qualquer tipo de desastre. A ação é fruto da parceria firmada entre a Secretaria Nacional de Defesa Civil  e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

Os centros armazenarão kits de limpeza, higiene pessoal e alimentos, além de garrafas de água mineral e kits dormitório, que podem atender até cinco pessoas de uma mesma família. Os Centros de Distribuição serão instalados nas cidades ainda no segundo semestre de 2013. Os primeiros estoques serão instalados em Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE) e Brasília (DF), posteriormente, poderão ser expandidos para outras regiões.

De acordo o secretário nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, os estoques estratégicos resolverão um antigo entrave enfrentado pela defesa civil, a logística. "Os implementos que a gente adota nas primeiras 48 horas do desastre, como alimentos, remédios e kits de higiene, dependendo das circunstâncias, a gente poderia levar até dez dias para entregar. Em dez dias, as pessoas já estão fora da emergência. Com esse novo modelo de distribuição, dependendo do lugar, nós podemos enviar em até 24 horas", explica.

Entrega dos kits

A solicitação de Kits de Assistência Humanitária será feita pelo município ou estado afetado à Secretaria Nacional de Defesa Civil. A demanda deve ser precedida pelo reconhecimento federal de situação de emergência ou estado de calamidade pública. Após a aprovação do pedido, os materiais serão retirados dos Estoques Estratégicos e enviados ao solicitante.

Por sua vez, os Correios terão a responsabilidade de manter os Centros de Distribuição. A empresa também realizará a logística de armazenagem, a distribuição, bem como o recebimento de carga, controle de estoque, recebimento de pedidos, embarque da carga, entrega nos locais previstos e gerenciamento de todo o processo.

Desastres

Há uma grande diversidade de desastres naturais, humanos e mistos, conforme classificação adotada pelo Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil e aprovada pelo Conselho Nacional Proteção de Defesa Civil, a Codificação de Desastres, Ameaças e Riscos - CODAR.

A realidade brasileira, neste contexto de desastres, pode ser caracterizada pela frequência dos desastres naturais cíclicos, especialmente as inundações em todo o País, seca na região Nordeste e um crescente aumento dos desastres humanos, devido ao crescimento urbano desordenado, às migrações internas e ao fenômeno da urbanização acelerada sem a disponibilidade dos serviços essenciais.

 

Fontes:
Ministério da Integração Nacional 
Secretaria Nacional de Defesa Civil 

 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Últimos vídeos

Salvamento aquático e mergulho de resgate
Grupamento de Busca e Salvamento do Distrito Federal revela amor à profissão e ao dever de salvar vidas.
Profissão gratificante
Papel do Corpo de Bombeiros na sociedade é motivo de orgulho para membros da corporação.
A criação do Corpo de Bombeiros
Coordenador do Museu Histórico do Corpo de Bombeiros, major Nilo fala de advento da corporação.
Grupamento de Busca e Salvamento do Distrito Federal revela amor à profissão e ao dever de salvar vidas.
Salvamento aquático e mergulho de resgate
Papel do Corpo de Bombeiros na sociedade é motivo de orgulho para membros da corporação.
Profissão gratificante
Coordenador do Museu Histórico do Corpo de Bombeiros, major Nilo fala de advento da corporação.
A criação do Corpo de Bombeiros

Governo digital