Você está aqui: Página Inicial > Defesa e Segurança > 2013 > 08 > Simulados de desastres naturais serão aplicados no Acre e Amazonas neste sábado (31)

Defesa e Segurança

Simulados de desastres naturais serão aplicados no Acre e Amazonas neste sábado (31)

Defesa civil

Pela primeira vez nos estados do Norte do Brasil, capacitação ensinará como lidar em situações de desastre
por Portal Brasil publicado: 30/08/2013 00h00 última modificação: 30/07/2014 00h31

Os moradores dos municípios de Manacapuru (AM) e Rio Branco (AC) participarão neste sábado (31) de simulados de preparação de desastres naturais. Os testes são organizados pelo Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil. Essa é a primeira vez que os estados do Norte do Brasil recebem a capacitação. 

A Defesa Civil Nacional também treina os agentes locais que trabalham no momento do exercício. Durante a semana, os técnicos recebem instruções sobre legislação federal, Cartão de Pagamento de Defesa Civil e Sistema Nacional de Monitoramento. Segundo o secretário estadual defesa civil do Amazonas, Roberto Rocha, os simulados ajudarão os moradores a enfrentar imprevistos com mais segurança. 

De acordo com o secretário nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, o conjunto de ações executadas pela Integração Nacional, como os simulados e as capacitações técnicas dos agentes de defesa civil, já apresenta resultados. "Aplicamos treinamento e capacitações em parceria com os estados e identificamos lideranças. Estamos descobrindo os modelos de ações que se adéquam a cada região", revela.

Desastres naturais

Há uma grande diversidade de desastres naturais, humanos e mistos, conforme classificação adotada pelo Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil e aprovada pelo Conselho Nacional Proteção de Defesa Civil, a Codificação de Desastres, Ameaças e Riscos.

A realidade brasileira, neste contexto de desastres, pode ser caracterizada pela frequência dos desastres naturais cíclicos, especialmente as inundações em todo o País, seca na região Nordeste e um crescente aumento dos desastres humanos, devido ao crescimento urbano desordenado, às migrações internas e ao fenômeno da urbanização acelerada sem a disponibilidade dos serviços essenciais. 

Proteção e Defesa Civil 

A Proteção e Defesa Civil no Brasil é organizada pelo Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec), composto por vários órgãos. A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), no âmbito do Ministério da Integração Nacional, é o órgão central desse Sistema, responsável por coordenar as ações de proteção e defesa civil em todo o território nacional.

A atuação da proteção e defesa civil tem o objetivo de reduzir os riscos de desastre e compreende ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação, e se dá de forma multissetorial e nos três níveis de governo federal, estadual e municipal - com ampla participação da comunidade. 

Fonte:
Ministério da Integração Nacional

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Últimos vídeos

Salvamento aquático e mergulho de resgate
Grupamento de Busca e Salvamento do Distrito Federal revela amor à profissão e ao dever de salvar vidas.
Profissão gratificante
Papel do Corpo de Bombeiros na sociedade é motivo de orgulho para membros da corporação.
A criação do Corpo de Bombeiros
Coordenador do Museu Histórico do Corpo de Bombeiros, major Nilo fala de advento da corporação.
Grupamento de Busca e Salvamento do Distrito Federal revela amor à profissão e ao dever de salvar vidas.
Salvamento aquático e mergulho de resgate
Papel do Corpo de Bombeiros na sociedade é motivo de orgulho para membros da corporação.
Profissão gratificante
Coordenador do Museu Histórico do Corpo de Bombeiros, major Nilo fala de advento da corporação.
A criação do Corpo de Bombeiros

Governo digital