Defesa e Segurança
Lançado edital para ações de prevenção à violência
Campanhas
Iniciativas que previnam a violência e criminalidade no País poderão se inscrever em edital de seleção de propostas para financiamento de ações, lançado na última terça-feira (17) pelo Ministério da Justiça, por meio da sua Secretaria Nacional de Segurança Pública. A chamada pública disponibiliza R$ 33,4 milhões.
O edital selecionará iniciativas que tratem desde o fortalecimento de delegacias especializadas de atendimento a grupos em situação de vulnerabilidade até atividades desenvolvidas em escolas, como o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).
Serão priorizados também estados que possuam pelo menos três municípios integrantes da Lista de Municípios da Agenda de Enfrentamento à Violência contra a Juventude Negra, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial - SEPPIR, assim como os priorizados no âmbito da pactuação do Programa Juventude Viva.
Para ter acesso ao edital, os interessados devem enviar um email para prevencaoestados@mj.gov.br
Juventude Viva
A violência tem tirado a vida de milhares de jovens brasileiros, em especial os jovens negros, que são, hoje, as principais vítimas de homicídios no Brasil. Para fazer frente a essa realidade foi criado o Juventude Viva - Plano de Prevenção à Violência contra a Juventude Negra.
O objetivo é reduzir a vulnerabilidade dos jovens negros por meio de ações de prevenção, criando oportunidades que assegurem sua inclusão social e autonomia, com a oferta de equipamentos, serviços públicos e espaço de convivência nos territórios mais violentos, além do aprimoramento da atuação do Estado para enfrentar o racismo institucional e sensibilizar os agentes públicos para o problema.
As ações serão realizadas em quatro eixos: Fim da Cultura de Violência Inclusão; Emancipação e Garantia de Direitos; Transformação de territórios e; Aperfeiçoamento institucional.
O Juventude Viva foi elaborado com a parceria dos Ministérios da Justiça, Saúde, Educação, Trabalho e Emprego, Cultura.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil







