Você está aqui: Página Inicial > Defesa e Segurança > 2013 > 10 > Cerimônia de substituição da Bandeira homenageia os aviadores do Brasil

Defesa e Segurança

Cerimônia de substituição da Bandeira homenageia os aviadores do Brasil

Evento

Cerimônia contou com a apresentação da banda mista das Forças Armadas e com uma tropa formada por quatro grupamentos
por publicado: 07/10/2013 15h18 última modificação: 30/07/2014 00h39
Exibir carrossel de imagens Agência Força Aérea Banda mista das Forças Armadas se apresenta na cerimônia de substituição da Bandeira

Banda mista das Forças Armadas se apresenta na cerimônia de substituição da Bandeira

A solenidade de substituição da Bandeira Nacional realizada neste domingo na Praça dos Três Poderes, em Brasília, homenageou o dia do aviador, que é comemorado em 23 de outubro. O evento, organizado pelo 6º Comando Aéreo Regional (VI COMAR), foi presidido pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, e atraiu adultos e crianças.

O comerciário Marcelo Machado e a artesã Edila Machado levaram os filhos Marcelo, de seis anos, e Raul, de três, para assistirem à cerimônia. “É uma forma de incentivar o patriotismo desde criança”, afirma o pai. Já o pequeno Raul revela um sonho: “Quero ser piloto”, diz ele.

Um grupo de religiosos, que estão de passagem por Brasília, também participou da solenidade. “Todo ato cívico é um ato religioso e desperta o desejo patriótico e o amor a Deus”, ressalta o padre Orlando Kimura.

A cerimônia contou com a apresentação da banda mista das Forças Armadas e com uma tropa formada por quatro grupamentos, sendo três compostos por militares de diversas unidades da guarnição de Brasília e um formado por aviadores das Forças Armadas e das Forças Auxiliares do Distrito Federal.

“Neste evento, a Força Aérea Brasileira presta uma homenagem a todos os aviadores brasileiros, seja ele civil ou militar, lembrando o exemplo de Santos Dumont, que levantou voo em um aparelho mais pesado que o ar em 23 de outubro de 1906”, enfatiza o comandante do VI COMAR, Major-Brigadeiro do Ar, Antônio Carlos Moretti Bermudez.

Troca da Bandeira
A solenidade começou com a apresentação da tropa ao Comandante da Aeronáutica. Logo depois, a nova Bandeira foi hasteada ao som do Hino Nacional Brasileiro e de uma salva de 21 tiros de canhão. Já o estandarte substituído foi arriado enquanto a banda tocava o Hino à Bandeira. Em seguida, a tropa desfilou para o público ao som da Canção do Expedicionário. A cerimônia contou ainda com o desfile de crianças em aeronaves de brinquedo, feitas de material reciclável, do Projeto Kerovoar. E, no encerramento, a banda mista das Forças Armadas fez uma apresentação de dobrados e marchas militares. “É um evento muito bonito”, afirma o economista Michael Cembravel.

A substituição da Bandeira Nacional faz parte do calendário cívico de Brasília e ocorre todo primeiro domingo de cada mês, sob a coordenação das três Forças Militares e do Governo do Distrito Federal.

Fonte:
Força Aérea Brasileira

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Últimos vídeos

Salvamento aquático e mergulho de resgate
Grupamento de Busca e Salvamento do Distrito Federal revela amor à profissão e ao dever de salvar vidas.
Profissão gratificante
Papel do Corpo de Bombeiros na sociedade é motivo de orgulho para membros da corporação.
A criação do Corpo de Bombeiros
Coordenador do Museu Histórico do Corpo de Bombeiros, major Nilo fala de advento da corporação.
Grupamento de Busca e Salvamento do Distrito Federal revela amor à profissão e ao dever de salvar vidas.
Salvamento aquático e mergulho de resgate
Papel do Corpo de Bombeiros na sociedade é motivo de orgulho para membros da corporação.
Profissão gratificante
Coordenador do Museu Histórico do Corpo de Bombeiros, major Nilo fala de advento da corporação.
A criação do Corpo de Bombeiros

Governo digital