Defesa e Segurança
Exército Brasileiro comemora Dia do Quadro Complementar de Oficiais
Unidade militar
Em 2 de outubro, o Exército Brasileiro comemora o Dia do Quadro Complementar de Oficiais (QCO) - o Quadro mais recente na estrutura de formação de oficiais do Exército. Criado pela Lei 7.831/89, é composto por profissionais de nível superior em especialidades de natureza administrativa e complementar, para emprego em atividades-meio do Exército.
A Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx), anteriormente denominada Escola de Administração do Exército (EsAEx), é o recinto de formação desses militares, que assumem o ofício de servir nas diversas unidades do Exército.
A primeira turma do Curso de Formação de Oficiais (CFO) do Quadro Complementar formou-se em 1990. Em 1992, o curso passou a incorporar o segmento feminino nas fileiras do Exército, inaugurando a primeira turma mista no Exército Brasileiro. Até o ano de 2012, foram dos 2.152 oficiais do QCO, sendo 1.507 homens e 582 mulheres.
Estes oficiais oferecem valioso assessoramento nas suas especialidades, estando presentes nos grandes centros urbanos e na selva amazônica; nos quartéis-generais e nas Unidades de tropa; nos hospitais e nas escolas; nas ações cívico-sociais e, também em missões do Brasil no xterior.
Em 2013, a 24ª turma de oficiais do QCO incorpora profissionais nas áreas de Administração, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Direito, Enfermagem, Informática, Magistério, Pedagogia, Psicologia e Veterinária, os quais compartilham, com os demais integrantes da Força, os esforços desenvolvidos em prol do cumprimento da missão do Exército. Desempenhando, assim, um padrão de excelência compatível com a modernização administrativa e tecnológica por que passa o Exército Brasileiro em seu processo de Transformação e em consonância com os projetos estabelecidos, em função do profissionalismo e dos valores que cultuam.
Fonte: Exército Brasileiro
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil






