Defesa e Segurança
Lei do Tiro de Destruição é tema de debate no RJ
Seminário
Lei do Tiro de Destruição foi tema do seminário Fronteiras do Brasil, promovido pelo Clube Militar do Rio de Janeiro, no dia três de outubro. O evento fez parte dos festejos alusivos ao Dia da Força Aérea e do Aviador, comemorado no próximo dia 23. O seminário foi acompanhado por militares da Força Aérea Brasileira (FAB) e por estudantes do curso de Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF).
O comandante do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA), Major-Brigadeiro-do-Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, realizou uma apresentação sobre a legislação que trata das aeronaves hostis ou suspeitas de tráfico de drogas. O Decreto 5.144, de 2004, regulamenta os artigos da Lei Federal 7.565, de 19 de dezembro de 1986, que dispõe sobre o Código Brasileiro de Aeronáutica, no que concerne às aeronaves hostis, e ficou conhecido como Lei do Tiro de Destruição.
Em seguida, o professor da UFF, Gustavo Sampaio Telles Ferreira, realizou uma análise jurídico-constitucional da questão. A participação no seminário possibilitou o acesso dos estudantes a conhecimentos que não são muito difundidos no meio acadêmico. “É muito interessante pensar que o tiro de abate, mesmo sendo decidido pela Presidente da República, está sujeito à Constituição Federal e todas as implicações”, observou a estudante do terceiro período de Direto da UFF, Príscia Soares.
Fonte:
Força Aérea Brasileira
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil







