Defesa e Segurança
Programa Pró-Defesa seleciona 10 projetos
Defesa Nacional
O Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Defesa Nacional – Pró-Defesa divulgou resultado do Edital 31. O Programa, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com o Ministério da Defesa, selecionou 10 projetos.
O Pró-Defesa constitui ação do governo brasileiro destinada a fomentar a cooperação entre instituições civis e militares para implementação de projetos voltados ao ensino, à produção de pesquisas científicas e tecnológicas e à formação de recursos humanos qualificados na área de defesa nacional. Entre as áreas prioritárias estão sociologia e história das Forças Armadas e estudos estratégicos em Defesa Nacional.
São apoiados no programa, projetos que envolvam parcerias entre equipes de diferentes instituições de ensino em nível de pós-graduação. Os projetos possuem duração máxima de 48 meses para o exercício orçamentário e 60 meses para a execução das atividades do projeto.
Entre os benefícios previstos estão bolsas no país de mestrado e doutorado, mestrado sanduíche e doutorado sanduíche no país, estágio pós-doutoral de docentes, passagens aéreas, diárias para missões de pesquisa e docência e despesas de custeio relacionadas às atividades do projeto.
Indução
O Pró-Defesa é uma das atividades de indução da Capes, que atende a demandas da sociedade, apresentadas pelos ministérios, empresas estatais e outras instituições, para formar pessoal qualificado em áreas estratégicas ou carentes em recursos humanos. Outros projetos de indução foram o Pró-Engenharia e o RH-TVD, Programa de Formação de Recursos Humanos em TV Digital.
Acesse o resultado.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil






