Defesa e Segurança
FAB instala novo equipamento de desorientação
Modernização
O Instituto de Medicina Aeroespacial Brigadeiro Médico Roberto Teixeira (Imae), localizado no Rio de Janeiro, instalou, na última quarta-feira (20), o Desorientador Espacial modelo Gyrostim. O novo aparelho vai incorporar o Sistema de Treinamento Fisiológico do Instituto. A desorientação espacial é um dos grandes fatores causadores de acidentes na aviação. O problema faz com que pilotos e copilotos tenham uma ilusão de referência durante o voo, o que pode, por exemplo, deixar os comandantes sem a sensação de queda.
Saiba mais sobre a desorientação espacial
O Desorientador Espacial modelo Gyrostim é uma evolução do equipamento atualmente utilizado pelo Imae: a cadeira de Barany. O novo aparelho gira em dois eixos e é computadorizado. Porém, os dois equipamentos têm objetivos comuns: simular, através de rotação corporal, o que o tripulante sente quando é vitima de desorientação espacial, através de canais localizados no cérebro muito sensíveis à orientação circular.
"A cadeira representa uma evolução no treinamento para casos de desorientação dos aeronavegantes. Esse equipamento tem muito mais recursos, além de girar em dois eixos, é também computadorizada", ressaltou a Capitã Médica Mônica Barretos Santos.
O novo equipamento deve começar a ser utilizado pelo Instituto a partir do ano que vem. Atualmente, o Imae está realizando a capacitação dos instrutores com o objetivo de operacionalizar o uso do Desorientador na instrução prática do Estágio de Adaptação Fisiológica (EAF).
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil







