Defesa e Segurança
Governo libera R$ 2,2 milhões para defesa civil no Acre
Emergência
O Ministério da Integração Nacional autorizou o repasse de R$ 2,2 milhões para o Acre por conta das cheias dos rios no estado. Portaria sobre o assunto foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (28).
O dinheiro será destinado para a execução de ações de socorro, assistência às famílias atingidas e restabelecimento de serviços essenciais.
Segundo a secretária adjunta de Comunicação do estado, Andréa Zílio, a maior preocupação no momento é quanto à carência de gás de cozinha e hortifrutigranjeiros.
Além do desabastecimento provocado pela cheia do Rio Madeira, que limitou o tráfego na BR-364, que liga o Acre a Rondônia, 331 famílias continuam abrigadas no Parque de Exposições de Rio Branco (AC), por causa da elevação do nível do Rio Acre.
Algumas cidades do Amazonas, próximas à divisa com o Acre e Rondônia, também estão isoladas. Sete cidades estão em situação de emergência: Pauní, Guajará, Ipixuna, Boca do Acre, Envira, Humaitá e Lábrea.
Manicoré está em alerta máximo e Canutama, Novo Aripuana e Eirunepe estão em estado de atenção.
Na última terça-feira (25), o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, fez sua segunda visita a Rondônia para acompanhar a situação do Rio Madeira e a assistência às famílias afetadas.
De acordo com balanço, o nível do Rio Acre passa de 13 metros. O abrigo público, montado pela prefeitura de Rio Branco, no Parque de Exposições, tem cerca de 1.300 pessoas desalojadas. Já o nível do Rio Madeira continua subindo e já atingiu a marca dos 18,5 metros.
Fonte: Portal Brasil com informações do Diário Oficial da União e Agência Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil






