Você está aqui: Página Inicial > Defesa e Segurança > 2014 > 02 > Justiça defende integração de órgãos de segurança pública

Defesa e Segurança

Justiça defende integração de órgãos de segurança pública

Segurança

Ministro da Justiça e secretários de segurança estão reunidos em Aracaju para a a 53° reunião do Colégio Nacional de Segurança Pública
por Portal Brasil publicado: 14/02/2014 15h17 última modificação: 30/07/2014 01h54

Autoridades e secretários de segurança de todo o País participam da 53° reunião ordinária do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), que acontece em Aracaju (SE). O objetivo do encontro é alinhar as políticas públicas de segurança. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o governador de Sergipe, Jackson Barreto, participaram da abertura do evento na noite desta quinta-feira (13).

Durante a solenidade, o ministro José Eduardo defendeu a integração dos órgãos de segurança do Brasil. “Os secretários de segurança e o Ministério da Justiça têm que trabalhar juntos, independente de política partidária, para enfrentarmos o desafio que aflige a população: a violência. As razões que me fazem estar aqui, além do trabalho deste Colégio, devem-se ao momento que estamos vivendo. Temos eventos importantes para sediar, temos um pleito eleitoral e não podemos nos dar ao luxo de estarmos desagregados”, afirmou.

Cardozo falou ainda sobre um projeto de lei que traça normas de segurança para manifestações. “Lutamos pela democracia e não podemos aceitar que pessoas, com outros interesses, usem uma manifestação democrática para provocar atos de violência, para matar. Temos que agir com serenidade, com eficiência, voltados para o interesse público e para isso, temos que estar juntos. Temos que trabalhar na garantia do direito. O governo federal pretende apresentar um projeto de lei que garanta a segurança nas manifestações e nós queremos ouvir os secretários de segurança pública sem transformar o assunto numa disputa político-partidária. Estou aqui para fazer um chamamento para combater a violência e garantir a liberdade democrática das manifestações”.

Consesp

O Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública foi formado em abril de 2003, durante a realização do Encontro Nacional de Secretários de Segurança Pública. O Consesp oferece às secretarias estaduais informações que possam servir de base na formulação de diretrizes e metas em Segurança Pública e divulga ações de sucesso dos estados que possam ser aplicadas por outras unidades da federação. A reunião que ocorre em Aracaju segue até esta sexta-feira (14).

Em seu discurso, Jackson Barreto destacou o papel do Consesp na divulgação de projetos de segurança pública. “Esse evento de hoje é importante para a troca de experiências entre os estados. Através dessa troca de informações, conseguimos bons resultados. Somos um estado modelo no trabalho de integração entre as polícias Civil e Militar com a implantação de centros integrados de segurança e vamos compartilhar nossa experiência com os demais estados”, declarou.

Fonte: 
Ministério da Justiça

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Últimos vídeos

Salvamento aquático e mergulho de resgate
Grupamento de Busca e Salvamento do Distrito Federal revela amor à profissão e ao dever de salvar vidas.
Profissão gratificante
Papel do Corpo de Bombeiros na sociedade é motivo de orgulho para membros da corporação.
A criação do Corpo de Bombeiros
Coordenador do Museu Histórico do Corpo de Bombeiros, major Nilo fala de advento da corporação.
Grupamento de Busca e Salvamento do Distrito Federal revela amor à profissão e ao dever de salvar vidas.
Salvamento aquático e mergulho de resgate
Papel do Corpo de Bombeiros na sociedade é motivo de orgulho para membros da corporação.
Profissão gratificante
Coordenador do Museu Histórico do Corpo de Bombeiros, major Nilo fala de advento da corporação.
A criação do Corpo de Bombeiros

Governo digital