Você está aqui: Página Inicial > Defesa e Segurança > 2014 > 04 > Força Aérea realiza ação Cívico-Social em Marapanim (PA)

Defesa e Segurança

Força Aérea realiza ação Cívico-Social em Marapanim (PA)

Cidadania

Foram realizados atendimentos nas áreas de dermatologia, gastroenterologia, otorrinolaringologia, ginecologia e pediatria
por Portal publicado: 07/04/2014 15h48 última modificação: 30/07/2014 01h51

Durante os dias 3, 4 e 5 de abril, equipes médicas da Força Aérea Brasileira atenderam 2.011 pacientes na cidade de Marapanim (PA), localizada a 170km de Belém. Foram realizados atendimentos nas áreas de dermatologia, gastroenterologia, otorrinolaringologia, ginecologia, pediatria e clínica médica, além de 1.289 procedimentos entre exames de ultrassom, eletrocardiogramas e aferição de pressão arterial.

Para Waldira Favacho, mãe de Jéssica Sofia, de 8 meses, e de João Vitor, de 9 anos, a vinda dos médicos ajudou sua família: “No hospital da cidade era difícil conseguir atendimento de pediatra por causa da fila. Hoje aproveito para trazer a Jéssica e o João Vitor para colocar tudo em dia”, relatou, enquanto os filhos eram atendidos pela Aspirante Médica Bianca da Mota Pinheiro. O trabalho, chamado de Ação Cívico-Social (Aciso), aconteceu em duas escolas municipais e em uma unidade de saúde de Marapanim, município de 26.600 habitantes.

Na área da saúde bucal, os militares dentistas realizaram 1.289 procedimentos, como profilaxia, suturas e extrações. Ainda na área odontológica, foi colocado no pátio da escola o Escovódromo, estrutura com pias e espelho para as crianças aprenderem na prática a forma correta de escovar os dentes. Um total de 782 receitas também foram atendidas, com a presença de militares da área de farmácia.

A Aciso foi coordenada pelo Comandante do Primeiro Comando Aéreo Regional e Presidente da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica, Major-Brigadeiro do Ar Carlos Eurico Peclat dos Santos, e envolveu efetivos do Hospital de Aeronáutica de Belém (Habe), Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (Comara), Batalhão de Infantaria de Aeronáutica Especial de Belém (Binfae-BE), Prefeitura de Aeronáutica de Belém (Pabe) e Base Aérea de Belém (Babe), e teve o apoio da Secretaria Estadual de Saúde (Sespa) , Secretaria Estadual de Esporte e Lazer (Seel) e dos órgãos públicos de Marapanim.

Além dos atendimentos, houve programação para o público infantil e formatura militar.

Cidadania

A Aciso inclui outras atividades, como oficina de pintura para crianças, contação de histórias e um torneio infanto-juvenil com provas de futebol, voleibol e corrida de revezamento. A população de Marapanim pôde assistir a um desfile militar do efetivo da Aciso, realizado na praça central da cidade com o objetivo de demonstrar os valores dos militares da FAB.

Na presença do Major-Brigadeiro Peclat e da Prefeita da cidade, Elza Edilene Moraes, o cerimonial foi realizado com a participação de alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Zarah Trindade Ferreira, que passaram em frente ao palanque de autoridades junto com a tropa.

Fonte:
Força Aérea Brasileira

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Últimos vídeos

Salvamento aquático e mergulho de resgate
Grupamento de Busca e Salvamento do Distrito Federal revela amor à profissão e ao dever de salvar vidas.
Profissão gratificante
Papel do Corpo de Bombeiros na sociedade é motivo de orgulho para membros da corporação.
A criação do Corpo de Bombeiros
Coordenador do Museu Histórico do Corpo de Bombeiros, major Nilo fala de advento da corporação.
Grupamento de Busca e Salvamento do Distrito Federal revela amor à profissão e ao dever de salvar vidas.
Salvamento aquático e mergulho de resgate
Papel do Corpo de Bombeiros na sociedade é motivo de orgulho para membros da corporação.
Profissão gratificante
Coordenador do Museu Histórico do Corpo de Bombeiros, major Nilo fala de advento da corporação.
A criação do Corpo de Bombeiros

Governo digital