Você está aqui: Página Inicial > Defesa e Segurança > 2014 > 05 > Almirante Guerra assume o Comando de Operações Navais

Defesa e Segurança

Almirante Guerra assume o Comando de Operações Navais

Posse

O Comando de Operações Navais no Rio de Janeiro (RJ) é composto pelas Forças Navais, Aeronavais e de Fuzileiros Navais, totalizando 275 organizações militares
por Portal Brasil publicado: 02/05/2014 10h48 última modificação: 30/07/2014 01h49
Crédito/Divulgação/Ministério da Defesa Posse levou ao Arsenal de Marinha do Rio oficiais-generais também do Exército e da Força Aérea Brasileira (FAB)

Posse levou ao Arsenal de Marinha do Rio oficiais-generais também do Exército e da Força Aérea Brasileira (FAB)

O almirante Wilson Barbosa Guerra assumiu, na última quarta-feira (30), o Comando de Operações Navais (CON) e a diretoria geral de Navegação da Marinha. Na cerimônia, realizada a bordo do Navio Aeródromo São Paulo (SP), o ministro da Defesa, Celso Amorim, destacou a importância da Força Naval nas missões de paz no Brasil e no exterior.

“A Marinha do Brasil segue a todo vapor. Tem sido importante em operações como a que ocorre no Líbano (Unifil), bem como na garantia da lei e da ordem (GLO) no Complexo da Maré, aqui no Rio”, afirmou o ministro.

O almirante Guerra assume um dos mais importantes postos da Marinha. Ele substitui o almirante Luiz Fernando Palmer Fonseca. O evento contou com a presença de oficiais-generaisdo Exército e da Força Aérea Brasileira (FAB), além de autoridades civis e também contou com arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (RJ) . O comandante da Marinha, almirante Julio Soares de Moura Neto, coordenou o ato de passagem de comando.

Operação Naval

Para o evento, o Arsenal de Marinha na capital fluminense montou uma operação especial. Da entrada do local até o porta-aviões, militares foram posicionados para indicar o ponto de concentração dos convidados. Duas rampas permitiam o acesso o navio.

Fundeados na Baía de Guanabara, outras embarcações e um submarino guarneciam o espaço da cerimônia de posse, iniciado com a chegada do ministro Amorim e do comandante Moura Neto. Entre discursos e substituição das bandeiras dos almirantes Palmer e Guerra, ocorreu uma salva de 17 tiros de canhão.

Já no posto máximo do CON, o almirante Guerra assistiu ao desfile das tropas. O Comando de Operações Navais é composto pelas Forças Navais, Aeronavais e de Fuzileiros Navais, totalizando 275 organizações militares. O CON dispõe de 23 navios de médio porte e um de grande porte, o porta-aviões São Paulo.

 Novas embarcações

Nesta sexta-feira (2), o comandante da Marinha, almirante Moura Neto o Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Carlos Augusto e o almirante Guerra recebem os navios: Navio-Transporte Fluvial “Almirante Leverger” e Aviso Hidroceanográfico Fluvial “Caravelas” em cerimônia que acontecerá no 6º Distrito Naval, no município de Ladário (MS). As novas embarcações serão empregadas como transporte fluvial e na segurança do tráfego aquaviário na região.

Fonte:

Ministério da Defesa

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Últimos vídeos

Salvamento aquático e mergulho de resgate
Grupamento de Busca e Salvamento do Distrito Federal revela amor à profissão e ao dever de salvar vidas.
Profissão gratificante
Papel do Corpo de Bombeiros na sociedade é motivo de orgulho para membros da corporação.
A criação do Corpo de Bombeiros
Coordenador do Museu Histórico do Corpo de Bombeiros, major Nilo fala de advento da corporação.
Grupamento de Busca e Salvamento do Distrito Federal revela amor à profissão e ao dever de salvar vidas.
Salvamento aquático e mergulho de resgate
Papel do Corpo de Bombeiros na sociedade é motivo de orgulho para membros da corporação.
Profissão gratificante
Coordenador do Museu Histórico do Corpo de Bombeiros, major Nilo fala de advento da corporação.
A criação do Corpo de Bombeiros

Governo digital