Defesa e Segurança
Distrito Naval faz mais um teste em Brasília para a Copa
Operação Planalto VIII
Entre os dias 16 e 22 de maio, 1.200 militares do Comando do 7º Distrito Naval participaram, direta e indiretamente, de exercícios operativos nas águas do Lago Paranoá e na região hoteleira, onde as delegações ficarão hospedadas, em Brasília (DF).
O cenário de lazer náutico mais tradicional da cidade deu lugar ao patrulhamento ostensivo de 15 embarcações da Capitania Fluvial de Brasília. Nas ruas, os batedores do Grupamento de Fuzileiros Navais se misturaram ao tráfego, simulando a escolta de comboios e garantindo a segurança em pontos estratégicos.
Os principais exercícios ocorreram no dia 17 de maio, por ocasião da realização da final do Campeonato Candango, no Estádio Nacional Mané Garrincha. Esse jogo foi aproveitado para simular os procedimentos que serão executados nos dias das partidas da Copa do Mundo de Futebol de 2014.
Os treinamentos de embarque e desembarque no píer do hotel Royal Tulip Inn foram exaustivos. Batedores do Grupamento de Fuzileiros Navais circularam pelo Setor de Clubes Norte, treinando manobras de escolta de autoridades. Caminhões militares transportaram, ainda, pelotões de controle de distúrbios.
Médicos e enfermeiros do Hospital Naval de Brasília ensinaram como prestar suporte básico de vida e atendimento pré-hospitalar a pacientes inconscientes e politraumatizados. De acordo com o Primeiro-Tenente Guirelle, as instruções visam garantir a saúde da equipe operacional da Marinha: "Explicamos que o suporte básico é dividido em três etapas: identificar a situação e chamar ajuda; garantir a segurança do socorrista e do socorrido; e providenciar o transporte mais adequado até o hospital”.
“O exercício está proporcionando colocar em prática todo o planejamento realizado para a Copa do Mundo”, ressaltou o Capitão-de-Mar-e-Guerra Haroldo Vasques Leandro, Chefe do Estado-Maior do Comando do 7º Distrito Naval.
Números Operação “Copa Planalto VIII”
Período: 16 e 22 de maio de 2014
Organizações Militares envolvidas: Comando do 7º Distrito Naval, Centro de Instrução e Adestramento de Brasília, Hospital Naval de Brasília, Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília, Capitania Fluvial de Brasília e Estação Rádio da Marinha em Brasília.
Militares: 1.200 (direta e indiretamente)
Embarcações: 15
Viaturas operativas: 19
Embarcações Lacustres de Transporte de Pessoal: 05
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil







