Você está aqui: Página Inicial > Defesa e Segurança > 2014 > 05 > Equipamentos das Forças Armadas chegam à Bahia

Defesa e Segurança

Equipamentos das Forças Armadas chegam à Bahia

Ação de Segurança

Entre os materiais, que serão usados durante a Copa do Mundo, estão motocicletas, veículos, armamentos, explosivos e cães farejadores
por Portal Brasil publicado: 29/06/2014 18h19 última modificação: 30/07/2014 01h49

O navio Almirante Saboia atracou nesta segunda-feira (19), na Base Naval de Aratu, em Salvador (BA), com a tropa de fuzileiros navais e equipamentos que serão utilizados durante a Operação de Defesa montada pelas Forças Armadas para a Copa do Mundo 2014. Entre os materiais vindos do Rio de Janeiro (RJ) estão motocicletas, veículos, armamentos, explosivos e cães farejadores da Marinha que irão reforçar a segurança na Bahia durante o Mundial.

As tropas das Forças Armadas atuarão no controle do espaço aéreo e monitoramento terrestre, incluindo patrulhamento contra ameaças químicas, biológicas e nucleares, além de ações antiterroristas, monitoramento das fronteiras e segurança cibernética. Até o fim deste mês as Forças Armadas enviarão mais tropas a Salvador (BA).

“Serão cerca de 2,3 mil homens, além de viaturas, aeronaves e outros dispositivos, que devem ser usados para a segurança da Copa”, adianta o comandante do 2º Distrito Naval, Flávio Almeida. O efetivo também contará com mais de 18 mil policiais e bombeiros militares, e aproximadamente 1,5 mil agentes da Polícia Civil.

Os militares da Marinha, Exército e Aeronáutica irão trabalhar integrados a órgãos locais como a Secretaria da Segurança Pública (SSP), polícias Militar, Civil, Rodoviária e Federal, Guarda Municipal, órgãos de trânsito e Defesa Civil. No próximo dia 4 haverá um ensaio geral das tropas para testar os planos de segurança para a Copa.

Comitê Executivo
Na semana passada, foi realizada a primeira reunião do Comitê Executivo de Segurança Integrado Regional (Cesir), que vai comandar as atividades no estado, desde o planejamento até depois do término do Mundial, para garantir que a Copa ocorra com tranquilidade.

Coordenado pela Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP-BA), o comitê é formado pelas instâncias de Segurança Pública, cujo secretário estadual é Maurício Barbosa; Defesa, comandada pelo vice-almirante do 2º Distrito Naval, Luiz Henrique Caroli; e Polícia Federal, pelo superintendente da PF na Bahia, César Augusto Toselli.

O secretário Maurício Barbosa está confiante no trabalho desempenhado pelo grupo. “A segurança da Bahia em grandes eventos já foi muito bem avaliada em outros episódios, como na Copa das Confederações e no sorteio final da Copa do Mundo (na Costa do Sauípe)”, afirmou.

Quatro áreas
Além de Salvador, outras estratégias foram montadas para as cidades que receberão as delegações, como Mata de São João, Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro. O esquema de segurança na Bahia foi dividido em quatro áreas específicas de segurança: Forças Naval e Terrestre, Centros de Coordenação Tático Integrado e de Operações Aéreas.

A orla marítima de Salvador e o interior da Baía de Todos os Santos serão patrulhados por 650 homens da Marinha com uma fragata que contará com um helicóptero UH-12 (Esquilo) embarcado, uma corveta, dois navios-patrulha, dois navios-varredores, um aviso-de-patrulha e dez embarcações de Inspeção Naval da Capitania dos Portos. A ação vai combater ameaças vindas do mar e de rios e a fiscalizar embarcações suspeitas.

O Exército vai atuar com 1.115 agentes na proteção de estruturas estratégicas, como subestações de energia e abastecimento de água, torres de telecomunicações e outros locais que estejam ligados diretamente ao evento. Parte deles estará em prontidão para atender situações de emergência e solucionar momentos de crise e podem ser acionados pelo governador do estado ou pela Presidência da República.

O espaço aéreo de Salvador também será controlado pelas tropas das Forças Armadas e, durante dias de jogos e eventos oficiais, terá áreas restritas. Serão criadas três zonas de exclusão em diferentes distâncias dos locais onde são realizados os jogos, nas quais o acesso a aeronaves ficará restrito. Essas zonas serão ativadas uma hora antes dos jogos e desativadas em até quatro horas do final da partida.

Como o Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães fica a um raio maior do que a distância de restrição das Forças Armadas, os embarques e desembarques de voos comerciais em Salvador não devem ser prejudicados. Estão envolvidos nessas ações 220 militares da Força Aérea Brasileira, dois caças F-5, dois caças A-29 (super tucano), um helicóptero H-60 (blackhawk) e uma aeronave de alerta aéreo antecipado E-99.

Centro de Coordenação Tático Integrado

Mais 135 militares irão atuar em ações que exigem um treinamento específico, como a defesa contra ameaças químicas, biológicas, radiológicas e nucleares. O grupo vai vistoriar estádios, centros de treinamento, aeroporto, base aérea e comboios das delegações oficiais para assegurar que não haja material suspeito que coloque em risco a vida das pessoas.

Outros militares especializados estarão empenhados no patrulhamento com helicópteros e combate a ações terroristas, treinados para lidar com situações extremas, como desarme de bombas ou armas químicas. O centro vai contar com viaturas, um helicóptero Super Puma e equipamentos especiais para varreduras das estruturas estratégicas.

Fonte:

Portal da Copa

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Últimos vídeos

Salvamento aquático e mergulho de resgate
Grupamento de Busca e Salvamento do Distrito Federal revela amor à profissão e ao dever de salvar vidas.
Profissão gratificante
Papel do Corpo de Bombeiros na sociedade é motivo de orgulho para membros da corporação.
A criação do Corpo de Bombeiros
Coordenador do Museu Histórico do Corpo de Bombeiros, major Nilo fala de advento da corporação.
Grupamento de Busca e Salvamento do Distrito Federal revela amor à profissão e ao dever de salvar vidas.
Salvamento aquático e mergulho de resgate
Papel do Corpo de Bombeiros na sociedade é motivo de orgulho para membros da corporação.
Profissão gratificante
Coordenador do Museu Histórico do Corpo de Bombeiros, major Nilo fala de advento da corporação.
A criação do Corpo de Bombeiros

Governo digital