Defesa e Segurança
Mato Grosso prepara equipe para manusear explosivos na Copa
Operações Especiais
Como parte da preparação para a Copa do Mundo, policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e agentes da Defesa Civil do Mato Grosso participaram de uma instrução sobre incidentes que envolvam produtos químicos perigosos. Escolhida como uma das 12 cidades-sede, Cuiabá receberá quatro jogos na fase classificatória do torneio mundial nos dias 13, 17, 21 e 24.
Os treinamentos foram realizados no Batalhão do Bope e preparou dez policiais, sendo cinco de Mato Grosso e os outros cinco de Tocantins, Piauí, Mato Grosso do Sul, Bahia e Espírito Santo.
O gerente de Resposta de Produtos Químicos Perigosos da Defesa Civil, Marcelo Fontes, afirma que o objeto é orientar os militares para lidarem com os equipamentos e procedimentos em casos de acidentes com produtos químicos.
Segundo o capitão Fabiano Pessoa, comandante do Esquadrão de Bombas, as equipes do Bope da PM do Mato Grosso, foram preparadas em dois Cursos Técnicos Explosivistas, nos quais foram formados 24 especialistas. Antes do curso, a Secretaria Extraordinária de Grandes Eventos do Ministério da Justiça (Sesge/MJ) promoveu um treinamento em Brasília.
Os robôs podem entrar em locais de difícil acesso, seja para retirar uma bomba ou um artefato que possa colocar em risco a vida a pessoa. O equipamento faz parte dos investimentos da Secretaria Extraordinária de Grandes Eventos do Ministério da Justiça (Sesge/MJ), para as 12 cidades-sede do Mundial.
A preparação faz parte do Curso Técnico Explosivista, que teve início no dia 25 de março e termina na próxima sexta-feira (30), com 416 horas/aula. Dentre as disciplinas, estão “Primeira Resposta a Incidentes com Bombas e Explosivos”, “Identificação de Bombas e Explosivos” e “Perícias em locais de explosão”.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil






