Defesa e Segurança
Carreira militar é alternativa para quem deseja entrar nas Forças Armadas
Forças Armadas
As Forças Armadas Brasileiras não são compostas apenas por militares originários do serviço militar obrigatório. É possível ingressar no Exército, Marinha ou Aeronáutica e seguir carreira nos níveis escolares fundamental, médio ou superior e em diversas áreas de atuação, como medicina, comunicação e engenharia, entre outras.
Cada uma das Forças Armadas possui peculiaridades no processo de seleção, porém, homens e mulheres têm a possibilidade de ingressar no serviço militar a partir da adolescência, mediante aprovação em concurso público, de âmbito nacional, em alguma das Escolas de Formação específicas de cada Força.
A situação do jovem que presta o serviço militar obrigatório, cumprindo o que determina a Lei do Serviço Militar, é diferente da situação do jovem que se inscreve para prestar concurso para uma das Escolas da Força. O primeiro, por força da lei, permanece em alguma das Forças Armadas por um período temporário de no máximo oito anos, diferentemente do jovem aprovado em concurso, que poderá seguir a carreira das Armas e permanecerá na Força até passar para a Reserva Remunerada (uma espécie de aposentadoria militar).
Para entender as formas de ingresso no Exército, na Marinha ou na Aeronáutica, clique sobre uma das fotos abaixo.
![]() | ![]() | ![]() |
|---|
Alistamento Militar
O período de alistamento encerra-se no próximo dia 30 de junho. O jovem deve alistar-se no ano em que completar 18 anos de idade na Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima de sua residência. A documentação exigida é a certidão de nascimento ou prova equivalente e uma foto recente tamanho 3x4.
A opção pela Força Armada em que o convocado deseja prestar o Serviço Militar será feita por ocasião da seleção geral. Isso não significa que o conscrito será atendido em sua pretensão. Dependerá de suas aptidões pessoais, aferidas durante os exames efetuados na seleção e dos critérios estabelecidos pela Marinha, Exército e Aeronáutica para preenchimento de seus efetivos e, ainda, o município em que se alistou ser tributário para a Força Armada na qual deseja ser incorporado.
Fontes:
Portal Brasil
Ministério da Defesa
Exército Brasileiro
Força Aérea Brasileira
Marinha do Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil










