Você está aqui: Página Inicial > Defesa e Segurança > 2014 > 06 > Centro de segurança para a Copa começa a operar em Curitiba

Defesa e Segurança

Centro de segurança para a Copa começa a operar em Curitiba

Mundial 2014

Local receberá imagens 24 horas de mil câmeras espalhadas pela cidade
por Portal Brasil publicado: 07/06/2014 18h42 última modificação: 30/07/2014 01h48
Divulgação/Portal da Copa  Uma das funções do centro será agilizar decisões e medidas para solucionar eventuais ocorrências

Uma das funções do centro será agilizar decisões e medidas para solucionar eventuais ocorrências

O Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) para a Copa do Mundo em Curitiba foi inaugurado nessa sexta-feira (6). O local receberá 24 horas de imagens de mil câmeras de monitoramento espalhadas em diversos pontos da cidade, e vai agilizar decisões e medidas para solucionar eventuais ocorrências.

O espaço ocupa o quinto andar da Secretaria de Segurança Pública do Paraná, no Centro Cívico, e reúne 33 entidades envolvidas durante o evento Fifa.  As operações vão até 18 de julho, cinco dias após o término do Mundial no Brasil.

Serão dois mil agentes nas ruas das polícias Civil e Militar. Eles terão o reforço da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal e Exército.

Escolta espanhola

Com a chegada da seleção espanhola em Curitiba no próximo domingo (8), o primeiro teste acontece com o desembarque da equipe no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais. Todo o percurso do aeroporto até o CT do Caju, onde a equipe ficará concentrada, terá acompanhamento. Todas as delegações dos países que jogarão em Curitiba já têm equipes designadas para fazer a escolta.  

O turista estrangeiro terá apoio de um contingente policial de qualidade para atendê-lo nas mais diversas situações. Os policiais bilíngues atenderão 24 horas por dia. Pela Polícia Militar, os chamados “boinas azuis” vão circular em pontos estratégicos. São policiais que falam outro idioma e podem ser identificados pela cor da boina que estarão usando.

Telefones e endereços para emergências

No Paraná, todos os atendimentos de urgência e emergência foram centralizados por meio do telefone 190. Os usuais números de telefone para emergência nos Estados Unidos (911) e na Europa (112) já foram habilitados e são direcionados também para a Central do 190. 

Se for vítima de um crime, o turista estrangeiro deve dirigir-se à Delegacia Móvel de Atendimento a Futebol e Eventos (Demafe), em Curitiba. O endereço é Rua Martim Afonso, 280, bairro São Francisco. Já os turistas brasileiros deverão recorrer ao 3º Distrito Policial, na Rua Solimões, 1.640, Mercês.

Na região de Foz do Iguaçu, no oeste do estado, os atendimentos ao turista serão concentrados na 6ª Subdivisão Policial de Foz do Iguaçu, localizada na Avenida Paraná, 1.199, Jardim Polo Centro.

Jogos na cidade

A Arena da Baixada vai receber quatro jogos da Copa do Mundo, todos válidos pela primeira fase. Os torcedores terão no dia 16 de junho (segunda-feira), às 16h, a primeira partida no local, entre Irã x Nigéria.  O jogo é válido pelo Grupo F do torneio, que também reúne Argentina e Bósnia-Herzegovina. 

Com capacidade para 43 mil torcedores, a arena volta a abrir as portas no dia 20 de junho (sexta-feira), às 19h, para Honduras x Equador, que duelam pelo Grupo E.

Curitiba ainda receberá o cabeça de chave do Grupo B, a atual campeã mundial Espanha, que encara a Austrália em 23 de junho (segunda-feira), às 13h. Este jogo pode ser decisivo para definir o adversário das oitavas de final de quem se classificar no grupo do Brasil.

A capital paranaense encerra a participação no Mundial com o confronto entre Argélia x Rússia, no dia 26 de junho (quinta-feira), às 17h, válido pelo Grupo H.

Fontes:
Portal da Copa
Portal Brasil

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Últimos vídeos

Salvamento aquático e mergulho de resgate
Grupamento de Busca e Salvamento do Distrito Federal revela amor à profissão e ao dever de salvar vidas.
Profissão gratificante
Papel do Corpo de Bombeiros na sociedade é motivo de orgulho para membros da corporação.
A criação do Corpo de Bombeiros
Coordenador do Museu Histórico do Corpo de Bombeiros, major Nilo fala de advento da corporação.
Grupamento de Busca e Salvamento do Distrito Federal revela amor à profissão e ao dever de salvar vidas.
Salvamento aquático e mergulho de resgate
Papel do Corpo de Bombeiros na sociedade é motivo de orgulho para membros da corporação.
Profissão gratificante
Coordenador do Museu Histórico do Corpo de Bombeiros, major Nilo fala de advento da corporação.
A criação do Corpo de Bombeiros

Governo digital