Defesa e Segurança
Governo da Bahia apresenta plano de segurança para a Copa
Reforço
Mais de 15 mil profissionais das esferas municipal, estadual e federal irão compor o efetivo responsável pela segurança da Copa na Bahia. O plano de segurança para o Mundial foi apresentado nessa quarta-feira (4), no Parque Tecnológico, em Salvador (BA).
O esquema foi planejado de forma integrada com as Polícias Civil e Militar, Departamento de Política Técnica, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e de Trânsito, Polícia Federal e Rodoviária Federal, Forças Armadas, além da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e a Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen).
Segundo o Comitê de Executivo de Segurança Integrada Regional (Cesir), as ações começaram no dia 25 de maio e vão durar enquanto as seleções estiverem no estado. Ao todo, foram investidos R$ 93 milhões, divididos entre os governos estadual e federal, sendo a maioria dos recursos aplicados na aquisição de equipamentos que ficarão de legado para a Bahia.
O efetivo estadual é de 10.386 policiais, que somado às forças municipais e federais chega a 13.231. Outros 2,7 mil militares do Exército, Marinha e Aeronáutica complementam o contingente. Mais de cinco mil servidores receberam treinamento especial para atuar na Copa. A preparação foi realizada em um intercâmbio com órgãos de segurança da Espanha e dos Estados Unidos.
“A ação de combate ao terrorismo é um dos itens que teremos uma ação mais integrada, assim como na escolta das seleções”, explica o secretário de Segurança Pública do Estado, Maurício Barbosa. As ações de inteligência e estratégia serão articuladas no Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR).
Entre os equipamentos e estruturas que irão reforçar a segurança estão kit antibombas, sistema de imageamento aéreo, plataformas de observação elevadas, delegacia móvel, câmeras de vídeo monitoramento, equipamento para análise de alcoolemia e unidades móveis multiuso para perícias criminais.
Delegações e turismo
A segurança no perímetro externo da Arena Fonte Nova, Centros de Treinamentos e nos hotéis onde as seleções se hospedarão ficará a cargo dos órgãos estaduais. O controle das estradas, áreas de fronteira, portos, aeroportos, entre outros, serão prioridade das forças armadas e agentes federais. A vigilância interna do estádio será privada, sob responsabilidade da Fifa.
Sobre a movimentação de turistas na cidade durante a Copa, o secretário de Turismo (Setur), Pedro Galvão, revelou que Salvador espera receber 700 mil visitantes, que devem gastar cerca de R$ 800 milhões, entre 10 de junho e 10 de julho.
Visita da Dilma
Na ocasião, o governador Jaques Wagner também confirmou a vinda da presidenta Dilma Rousseff a Salvador na próxima semana. No dia 11 de junho, ela vai participar da viagem inaugural do metrô de Salvador, no trecho que liga a Estação da Lapa ao Retiro. Nos dias de jogos da Copa, a linha funcionará em operação assistida para torcedores que virão em excursões fretadas. O metrô será aberto em definitivo para a população em setembro deste ano.
Fonte:
Portal da Copa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil







