Defesa e Segurança
Chuvas e estiagem deixam cidades em situação de emergência
Desastres Naturais
O Ministério da Integração Nacional reconheceu nesta quinta-feira (17), a situação de emergência em 16 cidades gaúchas por conta de chuvas intensas, enxurradas e vendavais no estado. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União e visa agilizar o repasse de recursos federais para os reconstruir serviços essências e fornecer atendimento às vítimas dos danos causados.
Entre as cidades do Rio Grande do Sul, se encontram Santa Rosa, atingida por um vendaval no começo este mês e Santa Clara do Sul, Campina das Missões e Tupanci do Sul que tiveram fortes enxurradas recentemente.
Além das cidades de Soledade, Santo Antônio do Palma e Cristal, que tiveram chuvas intensas de junho ao começo de julho.
Segundo o boletim da Defesa Civil Estadual do Rio Grande do Sul, divulgado no dia 8, 20.436 pessoas continuam fora de casa devido a enxurradas e alagamentos. Desse total, 18.668 estão desalojadas e foram para as casas de parentes e amigos e 1.768 estão em abrigos públicos.
Seca
Enquanto o Sul sofre com o alto volume de chuvas, o Ministério reconheceu ainda a situação de emergência no Centro-Oeste, em Francisco Dumont (MG), por conta da estiagem que vem afetando a região.
Fonte:
Portal Brasil, com informações da Imprensa Nacional e da Agência Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil






