Defesa e Segurança
Marinha tem o primeiro helicóptero nacionalizado do projeto H-XBR
Reforço
A Marinha Brasileira acaba de receber a primeira aeronave que teve seu processo de produção todo feito no Brasil: o helicóptero EC-725. Ele deverá ser usado em diversas missões como de treinamento, busca, resgate e salvamento.
A aquisição faz parte do projeto H-XBR, que busca o fortalecimento da indústria nacional de defesa por meio da transferência de tecnologia.
A entrega à Marinha foi feita através de contrato firmado com o Comando da Aeronáutica, por intermédio da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (Copac).
O projeto H-XBR foi firmado em 2008 entre o Ministério da Defesa e o Consórcio Airbus Helicopter/Helibras para a produção, a industrialização, o desenvolvimento e o fornecimento de 50 helicópteros de médio porte destinados às três Forças Armada
A fabricação das aeronaves começou na França e prossegue no Brasil, já em fase de efetiva transferência de tecnologia com a montagem dessa primeira aeronave o que propiciará a fomentação da indústria nacional de defesa e a ampliação da capacidade brasileira no campo aeronáutico.
Ao final do projeto, em 2017, cada Força terá 16 helicópteros e dois para uso da Presidência da República.
Até o momento, a Copac recebeu treze aeronaves: quatro para a Marinha, quatro para o Exército Brasileiro, três para a Força Aérea Brasileira e duas para o Comando da Aeronáutica para atendimento à Presidência da República.
Conforme informações do fabricante, as aeronaves entregues às Forças Armadas já receberam, no Brasil, itens de pré-equipagem, equipagem elétrica e mecânica, caixa de transmissão, rotor e toda a configuração básica, além dos ensaios em voo.
Fonte:
Ministério da Defesa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil







