Defesa e Segurança
Simpósio discute mobilização nacional
Capacitação
O Ministério da Defesa vai promover, ao longo deste mês de julho, o I Simpósio de Mobilização Nacional, na sede do órgão, em Brasília (DF). O evento tem o objetivo de capacitar integrantes de ministérios, agências, autarquias e entidades civis para as situações de risco nas quais seja exigida a cooperação de um grande número pessoas do setor público e privado.
O simpósio será realizado entre 15 e 17, e 22 e 23 e contará com aproximadamente 90 representantes de diversos órgãos e entidades. A abertura oficial será realizada no dia dia 15 às 9h.
Previsto na Constituição Federal, o mecanismo de Mobilização Nacional estabelece um conjunto de atividades planejadas no campo da Defesa para que o País esteja sempre pronto a realizar ações estratégicas diante de qualquer tipo de situação ameaçadora.
Para que isso ocorra de forma ágil e eficaz - e coordenada com o Sistema Nacional de Mobilização (Sinamob) - é importante que todos os setores envolvidos estejam em constante atualização.
Serão abordados no simpósio temas relevantes e atuais como: o marco legal do sistema de mobilização e seu uso como ferramenta de desenvolvimento, o mapeamento dos processos de mobilização, e fundamentos da logística militar conjunta.
Também serão apresentados dois painéis. O primeiro contará com representantes dos Ministérios dos Transportes e das Comunicações, além do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e da Agência Nacional do Petróleo (ANP). O segundo painel será composto por integrantes dos Ministérios da Saúde; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; do Planejamento, Orçamento e Gestão; e também conta com a atuação da Secretaria de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa.
As palestras serão ministradas por especialistas da Escola Superior de Guerra (ESG) e das Chefias de Operações Conjuntas e de Logística.
Fonte:
Ministério da Defesa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil






