Defesa e Segurança
Cenipa divulga ações da investigação com aeronave PR-AFA
Acidente Aéreo
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) já realizou a leitura do gravador de voz da aeronave PR-AFA - que levava Eduardo Campos e equipe, antes do acidente em Santos (SP) - , análise inicial dos motores e coleta de informações e documentos junto às empresas que fizeram a manutenção do avião. Familiares e testemunhas do acidente estão sendo entrevistados.
O Cenipa não trabalha com "causa" de acidente, mas com fatores contribuintes. "Causa" se refere a um fator que se sobressai, que seja preponderante, e a investigação do Cenipa não elege um fator como o principal. Desta forma, qualquer análise de fatores isolados pode ocasionar conclusões precipitadas ou equivocadas.
O resultado da investigação compõe o Relatório Final, que é elaborado com base em informações factuais e nas análises de todos os fatores que contribuíram para o acidente de maneira integrada.
O Relatório Final busca reproduzir a dinâmica da ocorrência aeronáutica e emite as recomendações de segurança de voo para evitar que acidentes semelhantes se repitam. Não há prazo determinado para sua conclusão.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil






