Você está aqui: Página Inicial > Defesa e Segurança > 2014 > 08 > FAB leva atendimento de saúde à população no sul do Pará

Defesa e Segurança

FAB leva atendimento de saúde à população no sul do Pará

Serviços

Cerca de 500 pessoas participaram da Ação Cívico-Social em Cachimbo; dia também contou com apresentação de naves
por Portal Brasil publicado: 04/08/2014 16h00 última modificação: 04/08/2014 16h00

“Eu fui ao ginecologista, oftalmologista e ortopedista”, declarou a dona de casa Maria da Conceição. Ela foi uma das cerca de 500 pessoas atendidas no domingo (3), na Ação Cívico-Social (Aciso), realizada no Campo de Provas Brigadeiro Velloso (CPBV), localizado na Serra do Cachimbo, no Sul do Pará.

O objetivo da ação era de levar atendimento de saúde à população do entorno do CPBV. A maior parte dos visitantes da Aciso era de Guarantã (MT), cidade mais próxima do Campo, que fica a 80 km do Centro.

Segundo a secretária de saúde da cidade, Izabel Cristina, a maior dificuldade da população é a ausência de médicos nas diversas especialidades. “Nós temos carência de pediatra e ginecologista e o evento proporcionou que tivéssemos acesso a especialidades que não dispomos em nosso município”, declarou.

Na Aciso foram disponibilizadas diversas especialidades para os pacientes, que puderam contar com otorrinolaringologista, oftalmologista, ginecologista, ortopedista, clínico geral e pediatra, além de procedimentos preventivos e curativos emergenciais na área de odontologia. Ao todo, foram 36 profissionais de saúde.

Luciano Romaes, 62 anos, viajou cerca de 100 km da cidade de Matupá (MT) até o CPBV. “Eu estou com problemas de audição e preciso de atendimento no otorrinolaringologista. Também devo ir ao oftalmologista”, afirmou. Como Luciano, o público da Aciso viajou dos municípios vizinhos até o CPBV. A cidade mais distante foi Rondonópolis (MT), a cerca de 1100 km do local da Aciso.

Para o coordenador do evento, Major Médico Fábio Amadeu, essa é uma das funções dos profissionais de saúde da FAB. “Os médicos, dentistas e enfermeiros não devem ficar apenas em consultórios ou locais fechados. Eventos como esses, com apoio das Unidades Celulares de Saúde, ajudam a população mais necessitada”, afirmou.

A Ação Cívico-Social foi organizada pelo Sexto Serviço Regional de Saúde, pelo Sexto Comando Aéreo Regional e pelo CPBV.

Portões Abertos

Além dos atendimentos de saúde, o público participou da oitava edição do evento Portões Abertos do CPBV. Cerca de quatro mil pessoas passaram pelo hangar do campo e tiveram a oportunidade de ver de perto as aeronaves da FAB, como o caça A-29 Super Tucano e o helicóptero de ataque da Aeronáutica AH-2 Sabre. O P-3AM Orion também foi uma atração a parte. Já o helicóptero H-60 Black Hawk realizou simulações de resgate e apresentações de rapel.

“As aeronaves despertam a curiosidade. Meus filhos sempre olham para o céu, veem os aviões e ficam com vontade de chegar perto. Hoje foi a oportunidade de visitar o nosso vizinho e ver os aviões, moramos na cidade ao lado”, declarou Jonas Machado que levou os dois filhos ao "Portões Abertos".

O evento contou ainda com exposição do Ibama sobre caça ilegal; e do Corpo de Bombeiros, entre outras mostras.

Fonte: 
Força Aérea Brasileira

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

registrado em: , ,
Assunto(s): Aeronáutica, Serviços

banner_servico.jpg

Últimos vídeos

Salvamento aquático e mergulho de resgate
Grupamento de Busca e Salvamento do Distrito Federal revela amor à profissão e ao dever de salvar vidas.
Profissão gratificante
Papel do Corpo de Bombeiros na sociedade é motivo de orgulho para membros da corporação.
A criação do Corpo de Bombeiros
Coordenador do Museu Histórico do Corpo de Bombeiros, major Nilo fala de advento da corporação.
Grupamento de Busca e Salvamento do Distrito Federal revela amor à profissão e ao dever de salvar vidas.
Salvamento aquático e mergulho de resgate
Papel do Corpo de Bombeiros na sociedade é motivo de orgulho para membros da corporação.
Profissão gratificante
Coordenador do Museu Histórico do Corpo de Bombeiros, major Nilo fala de advento da corporação.
A criação do Corpo de Bombeiros

Governo digital