Você está aqui: Página Inicial > Defesa e Segurança > 2014 > 09 > Defesa instaura comissão de gênero nas Forças Armadas

Defesa e Segurança

Defesa instaura comissão de gênero nas Forças Armadas

Portaria 893

Grupo vai propor e estudar ações para efetivação dos direitos das mulheres e igualdade na Marinha, Exército e Aeronáutica
por Portal Brasil publicado: 04/09/2014 11h10 última modificação: 04/09/2014 11h10
Divulgação/Jorge Cardoso/Ministério da Defesa Ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci participa da solenidade ao lado de Amorim

Ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci participa da solenidade ao lado de Amorim

Foi oficialmente instaurada, na quarta-feira (3), a Comissão de Gênero que irá propor e estudar ações para efetivação dos direitos das mulheres e igualdade nas Forças Armadas e no âmbito da administração central do Ministério da Defesa (MD). Em solenidade, o titular da pasta, Celso Amorim, assinou a Portaria 893, de abril de 2014, que designou os integrantes do comitê.

Na ocasião, o ministro lembrou que dos 350 mil militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica espalhados pelo Brasil, cerca de 22 mil são mulheres que atuam nas mais variadas funções.

Amorim destacou a conquista da almirante Dalva Mendes, primeira oficial feminina a alcançar um posto de general nas Forças Armadas brasileiras. E completou: “A Força Aérea já tem mulheres em seu corpo combatente e pilotos de caça. A Escola Naval recebeu, este ano, a primeira turma de meninas. O Exército está se preparando para incorporar alunas na Aman (Academia Militar das Agulhas Negras).”

Na cerimônia, a ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, parabenizou a Defesa pela iniciativa e anunciou que já são 13 os ministérios que instauraram mecanismos de gênero em suas administrações*. Para Menicucci, as Forças demonstram apreço pelo tema ao instalar o comitê “num ambiente secularmente masculino.”

“As mulheres estão à frente de cargos pelo mundo todo. Ainda é pequeno o quantitativo feminino nas Forças Armadas, mas o trabalho delas também nas operações de paz, e de todas as anônimas deste ministério, é exemplo”, afirmou a ministra.

Estiveram presentes na cerimônia os comandantes da Marinha, almirante Julio Soares de Moura Neto; do Exército, general Enzo Martins Peri; e da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito. Além deles, prestigiou o evento a chefe do escritório ONU Mulheres, Nadine Gasman.

Portaria

O documento que estabeleceu a Comissão de Gênero traz como finalidades do novo organismo contribuir para a articulação do MD com outras instituições que tratem de políticas para as mulheres. Além disso, tem como missão propor ações de sensibilização e capacitação de servidores e dirigentes acerca da temática.

Os integrantes do comitê são funcionários de diferentes chefias e secretarias da Defesa, do gabinete do ministro e dos comandos das Forças. Eles atuarão em reuniões bimestrais e não recebem remuneração adicional. Nesta quinta-feira (4), os membros da comissão participam de capacitação durante a tarde, com ciclo de palestras.

* Órgãos do Poder Executivo Federal que possuem mecanismos de gênero: 

- Ministério do Desenvolvimento Agrário

- Ministério de Minas e Energia

- Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome

- Ministério do Trabalho e Emprego

- Ministério da Saúde

- Ministério do Meio Ambiente

- Ministério da Defesa

- Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

- Ministério das Comunicações

- Fundação Nacional do índio

- Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

- Banco do Brasil

- Caixa Econômica

Fonte:
Ministério da Defesa

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Últimos vídeos

Salvamento aquático e mergulho de resgate
Grupamento de Busca e Salvamento do Distrito Federal revela amor à profissão e ao dever de salvar vidas.
Profissão gratificante
Papel do Corpo de Bombeiros na sociedade é motivo de orgulho para membros da corporação.
A criação do Corpo de Bombeiros
Coordenador do Museu Histórico do Corpo de Bombeiros, major Nilo fala de advento da corporação.
Grupamento de Busca e Salvamento do Distrito Federal revela amor à profissão e ao dever de salvar vidas.
Salvamento aquático e mergulho de resgate
Papel do Corpo de Bombeiros na sociedade é motivo de orgulho para membros da corporação.
Profissão gratificante
Coordenador do Museu Histórico do Corpo de Bombeiros, major Nilo fala de advento da corporação.
A criação do Corpo de Bombeiros

Governo digital