Defesa e Segurança
Mais de 800 atletas participam da Corrida do Aviador em Brasília
Aeronáutica
Mais de 800 atletas profissionais e amadores participaram da Corrida do Aviador realizada no último domingo (28) em Brasília (DF). A prova abre as comemorações do Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, celebrado em 23 de Outubro.
O próximo evento será a troca da Bandeira Nacional na Praça dos Três Poderes, no dia 5 de outubro (domingo).
A largada ocorreu às 9h da manhã em frente ao prédio do Comando da Aeronáutica, na Esplanada dos Ministérios. O primeiro colocado geral, Lucas Paranayba Scaravelly, 30 anos, realizou o percurso de pouco mais de 5Km em 17 minutos e 15 segundos. Com a vitória, o corredor profissional torna-se tricampeão da competição. “Os adversários também fizeram um bom tempo”, afirmou. A diferença para o segundo colocado foi de apenas sete segundos. Veja aqui os resultados de todas as categorias.
A corrida também atraiu estrangeiros. Adidos militares de 18 países, como Índia, Suécia, Portugal, França, México e Polônia que moram na capital federal, realizaram a prova. Para o Comandante de Mar e Guerra da Marinha Indiana, Atul Deswal, a competição foi uma maneira de renovar as energias e confraternizar. “Foi muito bom, adorei a companhia”, referindo-se ao grupo que correu em conjunto.
Cerca de 200 militares trabalharam para a realização da Corrida do Aviador em Brasília, organizada pelo Sexto Comando Aéreo Regional (VI Comar).
Saúde em primeiro lugar
Há cinco anos, Francisco Ataíde de Oliveira ouviu do médico a prescrição de atividade física como remédio. Ele estava com apneia do sono e 76 kg. Teria que usar máscara de oxigênio para dormir. “Imagina eu com este tamanho e todo esse peso”, recorda. A necessidade o obrigou a mudar de hábitos. A corrida foi incorporada a rotina.
Aos 74 anos, seu Ataíde contabiliza 249 corridas e 78 troféus. E a saúde? “Melhorou 100% e mais um pouco”, explica com sorriso largo no rosto. Só em 2014 ele participou de 37 corridas e já está inscrito em mais duas meia maratonas até o final do ano. Neste tipo de prova, o percurso é de 21 km.
Nesse domingo, ele participou pela terceira vez da Corrida do Aviador e conquistou o primeiro lugar na categoria maiores de 69 anos. Ele completou o percurso em 22 minutos e 8 segundos. Detalhe, no dia anterior ele havia corrido 10 km em uma prova noturna.
Em família
Para o Sargento Fabiano Hoffmann a corrida faz parte do treinamento físico necessário à atividade profissional. Especialista em guarda e segurança, ele corre pelo menos três vezes por semana entre 5 e 10 km. Porém, o que ele destaca é a facilidade de praticar um esporte que traz muitos benefícios. “Qualquer um pode praticar. É barato e faz bem para o corpo, para a saúde, especialmente na parte cardio-respiratória. Por ser um exercício aeróbico traz qualidade de vida”, explica.
A esposa Fabíola, também é adepta ao esporte. Desde 2010 ela corre ao lado do marido. Quatro meses após o nascimento da filha Alice ela já retornou aos treinos. “A corrida é excelente. A médica indicou para voltar ao peso normal”, explica. Segundo ela, a recuperação pós-parto também foi mais rápida em função do condicionamento físico proporcionado pelo esporte.
Cães corredores
Onze cães farejadores da raça pastor belga de Malinois também realizaram o percurso. Eles integram o canil do Batalhão de Infantaria Especial do Sexto Comando Aéreo Regional (VI Comar). Correr faz parte do treinamento diário dos cachorros destinados a atuar em missões de detecção de drogas e bombas, além de busca e captura. No entanto, participar de um evento movimentado e com diferentes sons integra o programa de socialização. “Quando forem empregados os cães não podem sentir a variação de ambiente. Tem que ser algo natural”, explica o responsável pelo treinamento, Tenente Lima Borges.
Rio de Janeiro
No dia 12 de outubro é a vez do Rio de Janeiro sediar o evento. Serão 5 Km da XIV Corrida Santos Dumont disputados no Aterro do Flamengo.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil







