Defesa e Segurança
Prorrogada ação das Forças Armadas no Complexo da Maré
Reforço
A presidenta Dilma Rousseff assinou nesta sexta-feira (12) o decreto de renovação da Garantia da Lei e da Ordem (GLO), que prorroga a permanência das Forças Armadas no Complexo da Maré (RJ).
As tropas já estão no local desde abril com o objetivo de cooperar com o estado do Rio de Janeiro em seu processo de pacificação do Complexo da Maré, empregando, temporariamente, os militares em coordenação com os órgãos de Segurança Pública federais, estaduais e municipais. Na operação, os militares têm o poder de efetuar prisões em flagrante, patrulhamentos e vistorias.
O prefeito da cidade, Eduardo Paes, destacou que o trabalho que vem sido feito no complexo reflete em outros avanços. “Maré tem 140 mil habitantes e é um lugar cheio de desafios a serem vencidos, mas quando a segurança vem, desempenhar as outras funções fica mais fácil”, disse o prefeito, anunciando a implementação um Centro Vocacional Tecnológico (CVT) com 26 cursos na comunidade.
O governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, também presente na cerimônia, afirmou que a presença das Forças Armadas no complexo tem sido um diferencial para o estado. Segundo ele, só no mês de agosto, 3600 pessoas foram presas. Pezão defendeu ainda que a ação no Complexo contempla também a região metropolitana do estado.
“Essa integração das Forças Armadas com a Secretaria de Segurança do estado é vital para o Rio. 75% dos mais de 16 milhões dos habitantes do Rio moram na parte metropolitana do estado, e eles também são beneficiados”, apontou Pezão.
Dilma falou sobre a importância da segurança integrada e citou o Rio de Janeiro como um estado de referência no assunto. De acordo com a presidenta, o Rio foi a origem de toda uma transformação na área da segurança pública no País.
“Dá certo agir em conjunto. É uma parceria que implica em uma relação onde se respeita a linha de comando de cada uma das organizações de segurança pública para a Garantia da Lei e da Ordem. Sabemos que há um desafio, uma segurança de melhor qualidade e nós temos todas as condições de oferecê-la”, concluiu Dilma
O evento contou ainda com a presença dos ministros da Defesa, Celso Amorim, e da Justiça, José Eduardo Cardozo.
Fonte:
Portal Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil






