Você está aqui: Página Inicial > Defesa e Segurança > 2014 > 10 > Força Aérea sedia campeonato de pentatlo aeronáutico militar

Defesa e Segurança

Força Aérea sedia campeonato de pentatlo aeronáutico militar

Mundial

De 19 a 28 de outubro, mais de 150 atletas de oito países participam da competição no interior de São Paulo
por Portal Brasil publicado: 13/10/2014 12h42 última modificação: 13/10/2014 12h42

A Academia da Força Aérea (AFA) sedia de 19 a 28 de outubro o 56º Campeonato Mundial de Pentatlo Aeronáutico Militar.Os participantes vão disputar provas em seis modalidades desportivas e um rali aéreo.

A competição reunirá, em Pirassununga no interior de São Paulo, cerca de 150 atletas de sete países além da equipe brasileira. 

Criado para desenvolver as múltiplas capacidades exigidas dos militares em suas atividades, o pentatlo aeronáutico faz parte do calendário do Conselho Internacional do Desporto Militar (CISM) e une as Forças Armadas do mundo, por meio do esporte.

No total, serão cinco dias de competição entre as equipes do Brasil, Espanha, Finlândia, Lituânia, Coreia do Sul, Equador, Noruega e Suécia. Um atleta de cada equipe fará a prova aérea, onde atuará como navegador. Depois, os atletas disputarão provas de tiro, orientação, natação, esgrima, basquete e pista de obstáculos.

A cada prova os militares somam pontos para o ranking de classificação e ao final são premiados os melhores colocados por equipe, por resultado individual geral e individual por modalidade.

Equipe do Brasil

Formada por militares da Força Aérea Brasileira (FAB), a equipe de Pentatlo Aeronáutico Militar do Brasil competirá nas categorias masculino e feminino.

Desde dezembro de 2013, após a seleção dos atletas, os militares se preparam para a competição.

Foram seis convocações durante o período, além de participações em campeonatos nacionais e internacionais para treinar e melhorar o desempenho dos competidores. “A equipe está muito dedicada, as expectativas são muito boas para o mundial”, afirma o Coronel Marcelo Costa das Neves, Chefe da Equipe Brasileira, que já está concentrada na AFA cumprindo uma rotina diária de treinos.

Dentre os atletas brasileiros, está o Major-Aviador Eduardo Utzig Silva, que no último Campeonato Aberto Nórdico de Pentatlo Aeronáutico, conquistou premiação no individual geral, além de ter ficado em 1° lugar na prova de tiro e de esgrima. Já a Tenente Intendente Mellina dos Santos Barbosa Cabral Silva, garantiu a primeira colocação da prova de Basquete.

Campeonato

O evento é organizado pelo Centro Desportivo da Aeronáutica (CDA) e Academia da Força Aérea. Para o Comandante da AFA, Brigadeiro do Ar Carlos Eduardo da Costa Almeida, o campeonato é mais que uma competição esportiva. “Sediar um evento desse porte é uma oportunidade ímpar para que os nossos cadetes tenham, além de uma competição de alto nível, um intercâmbio de conhecimentos que promovam a amizade entre futuros líderes de forças aéreas amigas”, diz o Comandante.

O Pentatlo Aeronáutico foi criado em 1948, após a Segunda Guerra Mundial. A combinação das provas é baseada nas necessidades do piloto em combate aéreo e em caso de necessidade de evasão do território inimigo. O propósito é possibilitar ao competidor o desenvolvimento de múltiplas capacidades.

O Brasil participa de Campeonatos Mundiais Militares de Pentatlo Aeronáutico desde 1971, sendo o único País do continente americano a comparecer nesses eventos.

Fonte:
Força Aérea Brasileira

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Últimos vídeos

Salvamento aquático e mergulho de resgate
Grupamento de Busca e Salvamento do Distrito Federal revela amor à profissão e ao dever de salvar vidas.
Profissão gratificante
Papel do Corpo de Bombeiros na sociedade é motivo de orgulho para membros da corporação.
A criação do Corpo de Bombeiros
Coordenador do Museu Histórico do Corpo de Bombeiros, major Nilo fala de advento da corporação.
Grupamento de Busca e Salvamento do Distrito Federal revela amor à profissão e ao dever de salvar vidas.
Salvamento aquático e mergulho de resgate
Papel do Corpo de Bombeiros na sociedade é motivo de orgulho para membros da corporação.
Profissão gratificante
Coordenador do Museu Histórico do Corpo de Bombeiros, major Nilo fala de advento da corporação.
A criação do Corpo de Bombeiros

Governo digital