Defesa e Segurança
FAB realiza serviços odontológicos em moradores de fronteira
Saúde pública
Há três anos, a dificuldade para mastigação, forçou dona Maria Eva Maconho, de 62 anos, a adotar alimentos batidos para todas as refeições.
“Sopa, feijão bem cozido, carne só bem batidinha”, afirma. Já dona Joana Tumichá, de 82 anos, passou as ultimas três décadas alimentando-se dessa forma.
A ausência dos dentes posteriores afetou o sistema digestivo, provocando problemas gástricos.
As duas senhoras fazem parte dos 26 pacientes, moradores da localidade de São Simão (MT), na fronteira com a Bolívia, que receberam 33 próteses dentárias no mês de novembro.
O projeto, desenvolvido pela Subdivisão de Saúde da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), localizada em Guaratinguetá (SP), devolveu sorriso, autoestima e o convívio social à elas.
“Devolver o sorriso e ver no rosto a alegria, e lágrimas nos olhos de emoção, não tem preço”, afirma a Tenente Dentista Alessandra Carvalho de Oliveira Lima, uma das coordenadoras do projeto.
A entrega das próteses realizada em novembro foi a finalização do projeto iniciado em junho e que teve o total de cinco etapas, sendo três no antigo destacamento do Exército, e duas na Seção de Odontologia da EEAR.
A iniciativa faz parte das diversas ações do Serviço de Saúde da Aeronáutica comemorado nesta terça-feira (2).
Depois de tanto tempo sem a dentição, dona Joana ficou receosa com as duas novas próteses totais (dentadura de cima e de baixo).
“No começo teve resistência. Mas depois dos ajustes, ela saiu com os olhos cheios de lágrimas, perguntando quando iríamos retornar à comunidade”, conta a Tenente Dentista Elizabeth Greenhalgh Sena Maia, uma das coordenadoras.
Além de quatro dentistas, a terceira visita à comunidade também contou com um médico clínico-geral e um técnico em enfermagem. Depois da entrega das próteses, a equipe odontológica atendeu 38 pacientes.
Já a equipe médica realizou 58 atendimentos médicos na missão de novembro.
Prevenção
Durante o projeto, todas as crianças da comunidade foram orientadas quanto à prevenção de doenças orais e atendidas pelas odontopediatras.
Das 63 crianças atendidas, apenas cinco não possuíam cáries. As demais possuíam quase todos os dentes cariados.
Na oportunidade, também foram entregues para a comunidade camisetas infantis, roupas de cama, kits de enxoval para bebês, dez bolas de futebol, duas de vôlei e três bombas para enchê-las, arrecadadas por doação pelos militares da EEAR.
Apoio
Para que a missão ocorresse, houve envolvimento direto e indireto de vários setores da EEAR. A farmácia hospitalar e de manipulação da Escola forneceu e fabricou todos os medicamentos utilizados.
A equipe da EEAR também recebeu ajuda, com o empréstimo de instrumental para cirurgia, da Odontoclínica do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), de São José dos Campos, nas três fases da missão em São Simão.
O 2° Batalhão de Fronteira, do Exército, participou por meio de apoio de alojamento, alimentação, equipamento odontológico, transporte terrestre e segurança de pessoal.
Serviço de Saúde da Aeronáutica
Responsável por manter o efetivo da FAB em plenas condições de saúde, o Serviço de Saúde da Aeronáutica completa 73 anos nesta terça-feira (2).
Além de atender militares e seus dependentes, os profissionais da aérea também prestam apoio a população civil seja em ações cívico-sociais, missões de misericórdia, hospitais de campanha, calamidades públicas, entre outros.
São médicos, farmacêuticos, dentistas, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, nutricionistas e técnicos em diversas áreas da saúde trabalhando para o bem-estar da FAB e da população brasileira.
Fonte:
Força Aérea Brasileira
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil







