Defesa e Segurança
FAB resgata índia do Amapá com helicóptero após queimaduras
Prestação de socorro
OkoiWaijapi, índia da aldeia Jiriru’Wyry, foi resgatada na segunda-feira (15) pela tripulação de um helicóptero H-36 Caracal da Força Aérea Brasileira.
Ela havia sofrido queimaduras de segundo grau nas pernas após um acidente com óleo quente e precisava ser transferida para um hospital.
Localizadas na margem do Rio Mapari, no norte do Amapá, a aldeia está a 235 quilômetros de distância da capital, Macapá.
Para chegar ao posto de saúde mais próximo, seriam cinco dias de caminhada na selva. Com o helicóptero do Esquadrão Falcão, de Belém (PA), foi possível fazer o traslado em poucas horas.
“Havia moscas nos ferimentos, e as condições de higiene do local onde a paciente estava eram precárias. Ela corria o risco de ter uma grave infecção ”, explica o Tenente Médico Hugo Carlo Leão Monteiro.
A área era de difícil acesso. Como não havia local para pouso, a tripulação precisou sobrevoar a aldeia e fazer o resgate com o uso do guincho.
“O H-36 só podia fazer o pairado em cima de alguma clareira próxima para nosso içamento, para não destruir as casas da aldeia devido ao forte sopro do rotor. Após prestar os primeiros socorros à vítima, tivemos de caminhar bastante pela mata fechada carregando-a com cuidado até o local onde seríamos apanhado”, conta o Sargento Manoel Costa Soares.
A índia foi transportada para o aeroporto de Macapá, onde foi entregue aos cuidados da equipe da Casa de Saúde Indígena. A paciente passa bem.
Fonte:
Força Aérea Brasileira
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil







