Defesa e Segurança
Tenente-Brigadeiro Rossato assume comando da Aeronáutica
Forças Armadas
O Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato assumiu o comando da Aeronáutica nesta sexta-feira (30). A cerimônia militar foi realizada na Base Aérea de Brasília.
O oficial-general é agora o primeiro militar na cadeia de comando da Força Aérea Brasileira, cargo ocupado até então pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito.
A solenidade foi presidida pelo Ministro da Defesa, Jaques Wagner, e contou com presença de autoridades do poder legislativo, executivo e judiciário, além de Comandantes de Forças Aéreas estrangeiras e dos Comandantes da Marinha e do Exército.
Com 46 anos de carreira, o Tenente-Brigadeiro Rossato foi designado para o cargo pela Presidente Dilma Roussef no último dia sete de janeiro.
O oficial-general já comandou diversas unidades operacionais da FAB, como o Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR), o Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR) e a Terceira Força Aérea (III FAE). Foi adido aeronáutico na Venezuela e realizou o curso de comando e controle na Força Aérea Francesa.
Possui mais de 3.500 horas de voo em oito tipos de aeronaves, entre elas o T-23 Uirapuru, AT-26 Xavante, P-95 Bandeirante Patrulha e C-115 Búfalo.
Em discurso, o Tenente-Brigadeiro Rossato agradeceu a confiança da presidenta Dilma Rousseff. “É muita honra ter sido indicado para comandar a instituição que tem sido a minha vida há 46 anos.”
O novo comandante destacou que a Força Aérea está cada vez mais amparada na capacidade dos militares e na tecnologia existente. “Diversos projetos fundamentam efetivamente nossas capacidades, como a aquisição dos caças Gripen NG, o desenvolvimento e produção do KC-390 e a implementação do Programa Estratégico de Sistemas Espaciais”, afirmou.
Disse ainda para quem as ações da Força Aérea devem ser orientadas. “Somos depositários da confiança e do respeito de cada cidadão brasileiro. E é para eles que as nossas ações devem ser orientadas”, finalizou.
Após oito anos no comando da Aeronáutica, o Tenente-Brigadeiro Saito se despediu também do serviço ativo da FAB, foram 55 anos dedicados à carreira militar.
Em seu discurso o oficial-general agradeceu aos familiares e militares do efetivo e destacou os projetos da FAB executados em sua gestão, como a aquisição dos caças Gripen NG e de Veículos Aéreos Não Tripulados, os chamados VANTs, e a modernização de aeronaves.
Fonte:
Força Aérea Brasileira
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil






