Defesa e Segurança
Traficante colombiano é extraditado para Brasil a pedido da PF
Tráfico internacional
A Polícia Federal conduziu, nesta quinta-feira (29) ao Rio de Janeiro o traficante colombiano Osvaldo Bolivar Ovalle Sevilla, preso pela Interpol, em 2013, em Bogotá, Colômbia. Pena pode chegar a 10 anos de reclusão.
Segundo a Polícia Federal, este é um caso raro de extradição de uma pessoa para ser processada no Brasil. Ele responderá na Justiça Federal pelo crime de associação para o tráfico internacional de drogas.
O colombiano atuava em parceria com outro traficante espanhol Oliver Ortiz, preso em junho de 2013 na Operação Monte Perdido, na lavagem de dinheiro no Rio de Janeiro oriundo do tráfico internacional de drogas.
Os dois traficantes operavam uma rota marítima a partir, principalmente, do Peru e da Colômbia com destino à Austrália, em razão dos valores que a droga pode alcançar no país da Oceania.
A prisão do traficante foi fruto de investigações da Operação Monte Perdido* deflagrada em 2013 pela PF, em cooperação com as polícias dos Estados Unidos da América, de Portugal, da Austrália e de Nova Zelândia.
Na ocasião foi desarticulada uma quadrilha que operava uma das mais lucrativas rotas de tráfico internacional de cocaína e lavagem de dinheiro. Os valores movimentados pelo grupo criminoso ultrapassam a casa de meio bilhão de reais.
Ainda em 2013, a partir de informações da PF, as polícias da Austrália e Vanuatu, apreenderam um carregamento de 750 quilos de cocaína na Oceania, registrando uma das maiores apreensões da droga naquela região.
Fonte:
Polícia Federal
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil






