Defesa e Segurança
Centro de Lançamento de Alcântara comemora 32º aniversário
Setor aeroespacial
A cidade de Alcântara (MA) sediu a cerimônia militar em comemoração ao 32º aniversário de criação do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).
Realizada no Pátio do Centro Técnico em Alcântara, a solenidade contou com todo efetivo militar e foi presidida pelo Coronel Aviador Cláudio Olany Alencar de Oliveira, diretor da unidade.
Em discurso, o diretor enfatizou o contexto histórico que propiciou o nascimento do Centro e a contribuição da organização para o Brasil, para o Maranhão, bem como para o município de Alcântara. Segundo o Coronel Olany, muitas tecnologias foram aprimoradas no setor aeroespacial por meio dos lançamentos realizados, além do que a unidade da Força Aérea Brasileira atua no cotidiano da cidade onde se situa por meio de ações de cidadania, educação e saúde.
O término da cerimônia foi marcado pelo desfile da tropa em continência ao Diretor do CLA.
Criado por meio do decreto federal nº 88.136 de 1º de março de 1983, o Centro realizou o lançamento de 470 veículos espaciais nacionais e estrangeiros em um total de 93 operações realizadas até hoje. Por tudo isso, é conhecido como a “Janela Brasileira para o Espaço”.
Sua missão é executar as atividades de lançamento e rastreio de engenhos aeroespaciais. Também são realizados testes e experimentos de interesse do Comando da Aeronáutica, relacionados com a Política Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (PNDAE).
No Centro são realizadas atividades do Programa Espacial Brasileiro como o “Programa Microgravidade” quando são lançados experimentos científicos e tecnológicos a bordo de veículos que alcançam ambiente de microgravidade e fornecem dados para o aperfeiçoamento de pesquisas nas áreas de biotecnologia, eletrônica, mecânica, dentre outras.
Fonte:
Força Aérea Brasileira
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil







