Defesa e Segurança
Militares concluem exercício no Centro de Lançamento de Alcântara
Simulação
Militares do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, concluíram o exercício de campanha do Estágio de Adaptação e Serviço (EAS) e do Estágio de Adaptação Técnico (EAT).
Durante três dias, eles enfrentaram situações em que o indivíduo precisa sobreviver com poucos recursos em ambiente de selva, a exemplo de acidentes aéreos, combate ao inimigo e realização de resgate. O objetivo é desenvolver e aprimorar habilidades que capacitem os militares a se conduzirem como combatentes.
No conteúdo programático do exercício, os 12 estagiários das especialidades de medicina, odontologia, enfermagem e farmácia enfrentaram diversas adversidades.
Eles passaram por instruções de orientação no terreno; sobrevivência na selva, com a construção de abrigos e armadilhas, obtenção de água e fogo, além de preparo de alimentos de origem animal e vegetal; transporte de feridos; transposição de obstáculos; técnicas de camuflagem; prática de marcha a pé; confecção de nós e amarrações; táticas de segurança e defesa em campanha; e acuidade auditiva, visual, olfativa e tátil.
As atividades foram encerradas em cerimônia militar presidida pelo Vice-Diretor do CLA. Na solenidade, os futuros oficiais da Força Aérea Brasileira receberam os distintivos e insígnias do uniforme camuflado.
O término da primeira fase do EAS e EAT no CLA está marcado para a próxima sexta-feira (20), quando os estagiários serão declarados Aspirantes-a-Oficiais do Quadro de Oficiais Convocados (QOCon). Após seis meses, os aspirantes serão promovidos a Segundo Tenente, podendo permanecer na FAB por até oito anos, prorrogável por mais um ano.
Fonte:
Força Aérea Brasileira
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil






