Defesa e Segurança
Polícia combate tráfico de drogas em Foz do Iguaçu (PR)
Operação Canal Livre
A Operação Canal Livre foi deflagrada pela Polícia Federal nesta quinta-feira (12) com o objetivo de combater tráfico de drogas praticado por Agentes de Proteção de Aviação Civil (APAC) em Foz do Iguaçu (PR).
Foram cumpridos quatro mandados. Dois eram de prisão preventiva e dois de busca e apreensão em desfavor de dois agentes da APAC, sendo que um exercia a função de supervisor.
As investigações revelaram indícios de que os referidos agentes, responsáveis pela fiscalização das bagagens de passageiros, utilizavam das prerrogativas de suas funções para internalizar carregamentos de drogas nas áreas de embarque do aeroporto, esquivando-se do policiamento dos demais órgãos de segurança.
Após superarem de forma coordenada todo o aparato destinado à verificação obrigatória das bagagens, as drogas eram entregues dissimuladamente a terceiros, vulgarmente conhecidos como “mulas”, que então embarcavam nas aeronaves para os mais diversos destinos no Brasil, tais como Brasília (DF) e Belo Horizonte (MG).
Os agentes são funcionários de uma empresa que presta serviços terceirizados para a Infraero no Aeroporto Internacional Cataratas. Neste caso, para efeitos de responsabilidade penal, os funcionários respondem de modo equiparado a agentes públicos. Foram apreendidos uma arma calibre 38 mm e seis cartuchos de mesmo calibre que não possuem registro e uma motocicleta.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil






