Economia e Trabalho
Brasil lidera produtividade agrícola na América Latina
Agricultura
Criação de animais e cultivo de plantas fazem do Brasil líder mundial em vários produtos
Agropecuária é toda atividade que faz uso do solo para o cultivo de plantas e a criação de animais. O Brasil apresenta índices de desenvolvimento agrícola acima da média mundial, de acordo com o estudo da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O País também lidera a produtividade agrícola na América Latina e Caribe.
O agronegócio representa percentual relevante do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, que representa a soma de todas as riquezas produzidas no País.
Os números também são positivos nas vendas de produtos para outros países, especialmente para a China e os Estados Unidos.
Os produtos exportados de maior destaque são: carnes; produtos florestais; complexo soja - grão, farelo e óleo; café e o complexo sucroalcooleiro - álcool e açúcar.
Mandioca, feijão e a laranja também estão entre os principais produtos agrícolas do Brasil. Já o trigo é principal produto agrícola que o Brasil importa.
Não apenas o solo fértil, a disponibilidade de água em abundância, a biodiversidade e trabalhadores qualificados impulsionam o agronegócio.
Além disso, por meio do Plano Safra, o governo oferece crédito a juros abaixo do mercado e incentivos. Isso contribuiu para a aquisição de modernos equipamentos agrícolas que garantem os sucessivos recordes de produção de grãos. O crédito ajuda ainda projetos de sustentabilidade, como o de recuperação de pastagens degradadas.
Modernização
Os avanços na área da pesquisa, feitos pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), são essenciais para o aumento da produtividade da agricultura brasileira.
Uma dessas pesquisas é sobre a produção de etanol de segunda geração, com primas alternativas, como o bagaço da cana-de-açúcar, capim, resíduos florestais e sorgo, encontrados em grandes quantidades na natureza e aproveitados na fabricação do novo tipo de etanol.
Além disso, o Brasil conta com o Plano Estratégico do Setor Sucroalcooleiro, com o objetivo de ampliar a oferta de cana-de-açúcar destinada à produção de etanol.
A política agrícola brasileira incentiva a expansão do setor, por meio da concessão de crédito e benefícios fiscais, além de programas como o Seguro Rural (que permite ao produtor proteger-se contra perdas nas safras e rebanhos).
Apoio à agricultura familiar
O Brasil conta com diversas ações de apoio ao pequeno agricultor. Entre eles o Programa Mais Alimentos oferece linha de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), para modernizar as unidades familiares com novos tratores, caminhões e colheitadeiras.
O programa atende projetos individuais e coletivos, com juros baixos e prazo de pagamento do empréstimo longo.
Já o Programa de Aquisição de Alimentos articula a compra, pelo governo, de produtos de pequenos agricultores. Em geral, esses alimentos vão para os restaurantes populares, cozinhas comunitárias e outras entidades socioassistenciais.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















