Economia e Emprego
Ministério do Desenvolvimento e Indústria visita pavilhão brasileiro da Expo Xangai
A abertura da Expo Xangai está marcada para 1º de maio, as obras no pavilhão brasileiro foram fiscalizadas pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), nesta terça-feira (9). O Dia do Brasil na exposição será em 3 de junho. Com duração de seis meses, a exposição irá contar com a presença de 192 países, 50 organismos internacionais e público estimado de 70 milhões de visitantes.
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) articula a participação brasileira no evento. O lema do Brasil será "cidades pulsantes: sinta a vida das cidades brasileiras", que dará destaque para as transformações e mudanças previstas com a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 na cidade do Rio de Janeiro.
Os objetivos dos expositores brasileiros são promover setores nacionais que possuem reconhecida competitividade internacional para o desenvolvimento sustentável das cidades e divulgar o posicionamento do país sobre temas estratégicos, como biocombustíveis e outras energias limpas e renováveis, segurança alimentar, fronteira agrícola e preservação da Amazônia. As apresentações irão se concentrar em três eixos temáticos: desenvolvimento com sustentabilidade – bem estar de todos, espaço democrático – participação popular e diversidade – cidade global.
A ideia que servirá de inspiração é a alegria do povo brasileiro, refletida nos espaços urbanos do país. Para reforçar a identidade cultural dos brasileiros, foi escolhido como embaixador da representação o escritor Paulo Coelho, autor de romances reconhecidos internacionalmente e bastante admirados pelos chineses.
Na esteira de importantes feiras internacionais, que remontam à tradição da Grande Exposição da Indústria para Todas as Nações, de 1851, em Londres, a Expo Xangai segue a vocação de espaço de intercâmbio científico, econômico, tecnológico e cultural. A feira é uma marca mantida pelo International Exhibitions Bureau e a exposição anterior foi em Zaragoza, na Espanha. Hoje, ela corresponde ao terceiro maior evento do planeta, perdendo apenas para os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo.
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















