Economia e Emprego
BNDES divulga regras de financiamento da Usina de Belo Monte
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou as condições de apoio para a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, em Altamira (PA). A usina tem custo estimado de R$ 19,6 bilhões. A participação do BNDES poderá representar até 80% do valor total do investimento do projeto. O financiamento poderá ser direto, indireto (por meio de seus agentes financeiros) ou misto.
A divulgação do apoio, antes da realização do leilão da concessão da usina, tem o objetivo de informar aos interessados as condições que serão aplicáveis pelo BNDES para a elaboração dos preços de venda da energia apresentadas no leilão.
O apoio do BNDES contribuirá para o menor custo possível para o consumidor, e estimulará também a competitividade da indústria brasileira.
Belo Monte terá energia assegurada de 4.571 MW médios. Trata-se do maior projeto do setor elétrico brasileiro (com exceção de Itaipu, que é binacional) e o terceiro maior do mundo. A energia assegurada da usina será capaz de abastecer uma região de 26 milhões de habitantes, com perfil de consumo elevado. Ou seja, mais do que o consumo residencial da região metropolitana de São Paulo.
A construção da usina é fundamental para garantir o suprimento de energia a partir de 2015, quando entrará em operação, permitindo que a economia brasileira mantenha sua trajetória de crescimento sustentado, uma vez que não haverá restrições na oferta de energia.
O BNDES ampliou para até 30 anos o prazo total de financiamento por se tratar de investimento em infraestrutura de longo prazo de maturação, devido aos elevados montantes que serão aportados na implantação da usina, inclusive em projetos socioambientais.
O modelo de financiamento do BNDES para a hidrelétrica de Belo Monte está baseado nas Políticas Operacionais do Banco para as operações de project finance e pode ser visto com detalhes no site do Banco.
Fonte:
BNDES
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















