Economia e Emprego
Técnicos rurais aprendem tecnologias para processamento de frutas tropicais
A Unidade Móvel de Transferência de Tecnologia Agroindustrial, veículo adaptado para treinamentos em tecnologias desenvolvidas e adaptadas pela Embrapa Agroindústria Tropical de Fortaleza (CE), será espaço de treinamento em processamento de frutas tropicais para técnicos do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (Emater/RN), até sexta-feira (16).
O veículo ficará no Centro de Treinamento da Emater, no município de São José de Mipibu (42 km de Natal). O curso abordará, além do processamento, métodos de conservação e envase, visando a produção segura dos derivados de frutas. Serão oito horas de aulas teóricas e 24 horas de aulas práticas, envolvendo processamento de doces de frutas, frutas desidratadas e polpa de fruta conservada quimicamente, além da fritura e caramelização de amêndoas de castanha de caju.
Para o coordenador do curso, o engenheiro de alimentos da Embrapa Agroindústria Tropical, Raimundo Marcelino, a grande vantagem da Unidade Móvel é a superação da barreira da carência de programas e estruturas físicas adequadas para que as tecnologias de processamento cheguem aos produtores.
O curso faz parte do projeto de transferência de tecnologia que visa à formação de multiplicadores em tecnologias e processos agroindustriais para agregação de valor ao caju e outras frutas tropicais e envolve recursos de R$ 119 mil, viabilizados pelo Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundeci), do Banco do Nordeste (BNB).
A Unidade Móvel de Transferência de Tecnologia Agroindustrial é fruto de parceria entre a Embrapa e o Conselho Nacional do Sesi (Consesi). Participou, ainda, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).
Multiplicação de conhecimentos
Este é o segundo curso promovido na Unidade Móvel de Transferência de Tecnologia Agroindustrial. A primeira cidade visitada foi João Pessoa (PB), entre os dias 6 e 9 de abril. O presidente da Emater/PB, Hermano Araújo, estima que os 15 técnicos treinados na Paraíba devam multiplicar o conhecimento com, pelo menos, mil agricultores familiares. “Essa iniciativa da Embrapa Agroindústria Tropical vai enriquecer o trabalho que era feito de forma artesanal, aumentando a qualidade dos produtos e melhorando a segurança dos consumidores”, disse. Neste ano, a Unidade Móvel percorrerá ainda os estados do Ceará e Piauí em dez treinamentos.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















