Economia e Emprego
Novo sistema integrado prevê acesso online do servidor a toda sua vida funcional
A modernização do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape) vai possibilitar que o servidor público tenha acesso online a todas as informações que fazem parte de sua ficha funcional, não apenas para consultar, mas também atualizar os dados. A novidade foi divulgada pelo Ministério do Planejamento.
Criado há 20 anos, o Siape é o sistema responsável por gerenciar informações de todo o funcionalismo público, além da folha de pagamento de quase dois milhões de servidores. Com as mudanças, o sistema deixará de ser encarregado apenas de processar a folha de pagamentos dos servidores para se tornar um sistema de gestão de pessoas. Isso ocorrerá de forma gradativa, com o sistema antigo e o novo operando de forma simultânea por algum tempo.
Segundo Nelson Freitas, diretor do Departamento de Administração de Sistemas de Informação da Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento (SRH/MP), as duas estruturas serão mantidas durante o processo de construção. “Vamos ter uma equipe encarregada de manter em funcionamento o atual Siape, e uma outra dedicada apenas a implantar o novo sistema. Não dá para simplesmente desligar um botãozinho e mudar, pois a quantidade de informações acumuladas é muito grande”.
Segundo ele, o Siape guarda dados não apenas dos servidores atuais, mas históricos de todos os ex-servidores. Atualmente, a base de dados tem informações de mais de seis milhões de pessoas. “A troca começa agora, mas só em 2018 o novo sistema estará fechado totalmente, sem nenhum resquício do atual”, completa o diretor.
O trabalho está sendo construído com base em dois eixos. O primeiro vem sendo feito há cinco meses, redesenhando os processos em busca de maior automação e agilidade na realização de funções que são de competência exclusiva da SRH/MP (são 77 processos e 51 subprocessos). A ação tem duração prevista de 15 meses e conta com a parceria do Instituto de Desenvolvimento Gerencial (INDG), considerada a maior empresa de consultoria em gestão do Brasil.
O segundo eixo é relacionado à construção de três editais de licitação em parceria com a Universidade de Brasília. Um dos editais será para a implantação do Assentamento Funcional Digital, que prevê a substituição das atuais pastas funcionais dos servidores públicos por documentos digitais ou digitalizados, inclusive com utilização de assinatura digital certificada pelo ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas) na emissão de certidões ou atestados. Esse deverá ser o primeiro edital a ser publicado, na data prevista de 16 de setembro.
Os outros editais referem-se à implantação de uma base de dados única e de três novos módulos do sistema. O edital para a base de dados única e o módulo 2 (CLT e regimes específicos) está previsto para 14 de outubro, e o dos módulos 1 e 3 (servidor ativo e aposentados/pensionistas), para 17 de novembro.
Fonte:
Ministério do Planejamento
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















