Geral
BID e Apex-Brasil assinam convênio para fortalecer exportações de produtos químicos
O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) vão desenvolver e adotar, por meio de convênio, uma estratégia comum entre Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile para o comércio de produtos químicos, com foco no aumento das exportações.
O convênio assinado na sexta-feira (20), em Brasília, estabeleceu o Programa Estratégia Regional de Manejo e o Comércio de Produtos Químicos. A iniciativa conta com recursos de US$ 347 mil e prazo de execução de até 30 meses.
“Um dos focos da iniciativa será adequar nossos produtos às regras da União Europeia. É um mercado importante para nossas exportações de produtos químicos. Com o programa, poderemos ter consultores contratados para que forneçam às nossas empresas as soluções que permitam cumprir as exigências do bloco europeu”, disse o diretor de Gestão e Planejamento da Apex-Brasil, Ricardo Schaefer.
O representante do BID no Brasil, José Luis Lupo, comentou que o projeto insere-se nos esforços do banco para desenvolver a região de atuação do BID.
“O tema da indústria química é muito delicado, porque envolve a questão da saúde e do meio ambiente. Então, o BID está satisfeito com o fato de, junto com a Apex-Brasil, vão ajudar os países do Mercosul e o Chile a alcançarem padrões internacionais nessa área”, disse.
Segundo as instituições envolvidas, a iniciativa trará benefícios locais e regionais para os países. Um dos primeiros benefícios é que o acordo criará um consenso sobre as ações conjuntas e a regulamentação do comércio de produtos químicos, promoção e facilitação de exportações. Outra expectativa é que, após a criação das estratégias comuns, haja uma maior integração produtiva entre as diversas indústrias dos países envolvidos, aumentando as exportações regionais de produtos químicos.
Fonte:
Apex-Brasil
Saiba mais sobre setores da economia no Portal Brasil.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















