Economia e Emprego
Especialista discute perspectivas econômicas e logísticas do agronegócio
A estrutura de transportes para o escoamento de safras e as perspectivas de investimentos no setor serão destaques na palestra Desafios Logísticos para o Agronegócio, da coordenadora-geral de Infraestrutura e Logística da Produção do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Maria Auxiliadora de Souza. O encontro será realizado na sexta-feira (13) e faz parte da programação do Agroleite 2010, no Parque de Exposições Dario Macedo, em Castro (PR). A palestra é promovida pela cooperativa de produtores do município.
Entre as soluções que estão em andamento, a coordenadora ressalta a construção das ferrovias Norte-Sul, Leste-Oeste e da linha de Integração do Centro-Oeste, que interligará importantes áreas de produção agropecuária e mineral. Também estão em execução obras rodoviárias e a estruturação de hidrovias, para facilitar a movimentação de cargas agropecuárias, atendendo aos padrões alcançados pelo setor produtivo.
“O País ainda convive com gargalos logísticos que impactam o escoamento das safras e a competitividade das commodities agrícolas em mercados internacionais”, afirma. Maria Auxiliadora acredita que esses entraves são reflexos do crescimento na produção e do alargamento da fronteira agrícola em direção ao Centro-Norte do Brasil, região que ainda não conta com uma adequada infraestrutura de transportes.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















