Geral
São Carlos (SP) deve ter rede de transmissão de dados em 2011
A cidade de São Carlos, localizada no interior de São Paulo, pretende implantar rede de transmissão de dados para entrar em operação no início de 2011. O objetivo é que a RedeSanca interligue universidades, centros de pesquisas, parques tecnológicos, equipamentos de saúde municipal como Hospital-Escola, Samu, unidades escolares, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
A transmissão de conteúdo será feita através de um grande anel em fibra óptica de alta velocidade de transmissão de dados. A rede terá extensão de 36 quilômetros e vai receber investimentos de cerca de R$ 780 mil da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
O sistema pretende melhorar a infraestrutura de comunicação entre os mais variados segmentos de São Carlos, que somam 12 parcerias. Segundo a secretária geral de Informática da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Regina Borges Araújo, a interligação na transmissão de dados também vai reduzir os custos de tráfego no acesso às informações.
A segurança pública também seria beneficiada com a integração na RedeSanca, pois seriam aprimorados os serviços prestados à população, como, por exemplo, a vigilância da cidade por meio das câmeras. A rede vai facilitar o ensino à distância, atendimento à saúde da família com o acompanhamento familiar via rede e telemedicina (robótica, fabricação e uso de equipamentos de alta tecnologia como tomógrafos, transmissão de imagens de alta resolução, ambientes virtuais colaborativos, sistemas imersivos de realidade virtual e diagnóstico remoto).
Mais informações estão disponíveis no site do projeto.
Fonte:
Ministério da Ciência e Tecnologia
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















