Economia e Emprego
Agricultura indica melhores áreas para plantio da 2ª safra de feijão
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou estudo que indica as melhores áreas e períodos de semeaduras para o plantio da segunda safra de feijão no Paraná, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo, Tocantins, Rio Grande do Sul e Rondônia.
Cultivado por pequenos e grandes produtores em todas as regiões brasileiras, o feijoeiro comum é representativo em valores econômicos e sociais. A cultura é apropriada para sistemas agrícolas intensivos e com menor uso tecnológico, principalmente de subsistência.
A temperatura do ar pode ser considerada como elemento climático de maior influência sobre o rendimento das vagens. Temperaturas elevadas ou abaixo de 12ºC são prejudiciais em qualquer estágio de desenvolvimento, em especial nos períodos de florescimento e frutificação.
O rendimento do feijoeiro também é afetado pela condição hídrica do solo. A escassez de água pode reduzir a produtividade e o excesso de chuva no período de colheita pode causar perda total.
O Paraná, que colheu de 298 mil toneladas na safra 2009/2010, e Minas Gerais, com a produção de 214 mil toneladas no mesmo período, destacam-se como os maiores estados produtores de feijão do Brasil.
O zoneamento agrícola para o feijão foi publicado, na quinta-feira (7), nas portarias nº 345 a 354 do Diário Oficial da União (DOU).
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















