Economia e Emprego
Produtores já podem conferir regras para plantio de coco na safra 2011
As orientações para o cultivo do coco na safra 2011 em Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe foram divulgadas pelo Ministério da Agricultura, nesta quinta-feira (21). O estudo, denominado zoneamento agrícola, identifica os municípios aptos e os períodos adequados para o plantio em cada estado.
O coqueiro (cocos nucifera L.) é uma planta tropical que necessita das condições climáticas hídricas e térmicas que predominam na região Nordeste.
Outro fator que influencia no plantio é a ocorrência de um volume mensal de chuva abaixo de 50 milímetros. Se esse volume for registrado por um período consecutivo acima de três meses, pode levar a prejuízos na cultura.
Para identificar as áreas aptas ao cultivo do coco em cada município, foram analisados dados diários das séries pluviométricas registradas durante 15 anos.
A temperatura média do ar ideal é em torno de 27°C. As mínimas inferiores a 15°C podem provocar desordens fisiológicas, levando ao abortamento das flores.
O coqueiro pode ser plantado em diferentes tipos de solos, sendo melhor o desenvolvimento naqueles de textura arenosa. O período indicado para o cultivo do coco de sequeiro será de 1º de março a 31 de maio de 2011, mas o tipo irrigado pode ser cultivado durante o ano todo.
Fonte:
Ministério da Agricultura
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















