Economia e Emprego
Recuperação de pastagens é tema de curso na Embrapa Rondônia
A Embrapa Rondônia, em Porto Velho (RO), promove nesta semana curso sobre recuperação de pastagens, iniciativa apontada como uma das principais alternativas para evitar abertura de novas áreas na floresta Amazônica. O objetivo do encontro é capacitar profissionais que trabalham em assistência técnica e extensão rural nos quatro municípios que registram os maiores índices de desmatamento no estado. Também serão abordados temas como manejo de pastagens e boas práticas em bovinocultura de leite.
O curso é dividido em aulas teóricas e exercícios práticos. Em sala, pesquisadores da Embrapa Rondônia tratam da situação das pastagens cultivadas na Amazônia, causas e efeitos da degradação de pastagens e métodos para recuperação ou renovação das áreas.
Nas atividades de campo será possível exercitar o diagnóstico de degradação de pastagens. Serão visitadas áreas em diferentes estágios de degradação. O diagnóstico determina o tipo de intervenção a ser adotado. Os participantes terão oportunidade de praticar técnicas de interpretação de análises de solo para recomendação de adubação e calagem, etapa importante do processo de recuperação das pastagens.
A recuperação de pastagens é uma forma de aumentar a capacidade produtiva da atividade pecuária sem que seja necessário derrubar a floresta. Levantamentos indicam que mais da metade das pastagens na Amazônia se encontram em algum estágio de degradação.
Além do curso de capacitação, serão montadas unidades demonstrativas de recuperação de pastagens nos municípios de Porto Velho, Nova Mamoré, Machadinho d'Oeste e Pimenta Bueno. O objetivo é mostrar na prática o resultado de uma recuperação de pastagem e mostrar ao produtor os benefícios ambientais e econômicos da prática.
Fonte:
Embrapa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















