Economia e Emprego
Construção civil comemora o melhor ano das últimas duas décadas
A Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (Cbic) divulgou nesta quinta-feira (16) dados que mostram que o setor passa, em 2010, pelo melhor momento dos últimos 24 anos. De acordo com o balanço, o Produto Interno Bruto (PIB) da construção civil deve crescer 11% neste ano, 2% a mais do que a previsão feita pela entidade no início de 2010.
Segundo relatório da Cbic, a opção de utilizar a construção civil para “alavancar o desenvolvimento tem importante destaque do ponto de vista socioeconômico, no enfrentamento do déficit habitacional e na superação dos gargalos na infraestrutura”.
Nos primeiros 10 meses de 2010, o setor gerou 340 mil empregos formais em todo País. O número de trabalhadores com carteira assinada atingiu nível recorde: foram “mais de 2,6 milhões, de acordo com a série histórica dos dados do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged), iniciada em 1992”, informou o relatório. Outro destaque foi o crédito imobiliário em expansão que, só com recursos da caderneta de poupança, pode ultrapassar R$ 50 bilhões.
Entre os desafios que o setor precisa enfrentar, foram destacadas a necessidade de aumento dos investimentos em inovação e produtividade; a sustentabilidade dos negócios, com a produção de edificações inteligentes e ambientalmente corretas; e a escassez e o alto custo de terrenos nos grandes centros urbanos.
Fonte:
Agência Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















