Economia e Emprego
Preço dos alimentos vai cair no ano que vem, garante o ministro da Fazenda
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que a inflação está sob controle e não vai escapar da meta prevista para o ano. Na avaliação do ministro, a alta no preço dos alimentos no Brasil, registrada nos últimos meses, é cíclica e pode ser explicada pela elevação mundial no preço das commodities, causada por problemas climáticos e pela especulação nos mercados futuros.
De acordo com Mantega, foi detectada uma alta forte nos preços de produtos como o milho, o feijão e o trigo. Mas já surgiram sinais de reversão desta tendência no atacado. No varejo, o refluxo será sentido apenas em janeiro. “Podemos ficar tranquilos por que haverá uma redução no preço dos alimentos no ano que vem. Eu acho que teremos o melhor Natal em termos de venda no varejo”, previu. A declaração foi dada nesta quinta-feira (2), após a reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, em Brasília.
Em relação ao anúncio das medidas para promover o aumento do financiamento de longo prazo, Mantega explicou que as propostas estão sendo finalizadas e devem ser anunciadas nas próximas duas semanas. Desta forma, as instituições financeiras vão poder utilizar novos instrumentos para financiar a economia brasileira. A expectativa do governo é de que as mudanças ampliem a oferta de crédito privado, com prazos mais longos.
Fonte:
Ministério da Fazenda
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















