Economia e Emprego
Missão brasileira participa de feira de agricultura na Alemanha
Até o fim desta semana, secretários do Ministério da Agricultura participam da Feira Internacional Anual para Agricultura - Semana Verde 2011, em Berlim, na Alemanha. A delegação brasileira vai participar de debates sobre comércio global e segurança alimentar, além de reuniões com o governo russo. Representantes de 47 países, além da União Europeia, também participam do evento.
A Semana Verde Internacional é realizada desde 1926 em Berlim. Neste ano, a feira ocorre no período de 21 a 30 de janeiro. Trata-se do único evento internacional desse tipo especializado em agricultura, alimentação e horticultura. A programação da feira inclui fóruns, seminários e reuniões sobre a atualidade do setor.
Rússia
Nesta quarta-feira (19), representantes da delegação brasileira se encontram com o chefe do Serviço Federal de Vigilância Veterinária e Fitossanitária da Rússia, Serguei Dankvert. Serão discutidos temas de interesse bilateral e uma agenda técnica entre os serviços veterinários dos dois países. O objetivo é concluir as negociações de certificados sanitários de setores como carnes, material genético, bovinos vivos e lácteos.
Desde julho do ano passado, o país passou a integrar uma União Aduaneira composta por Bielorrússia, Cazaquistão e Rússia. O novo bloco econômico requisitou algumas adequações no certificado sanitário internacional, obrigatório para efetivar os embarques de produtos brasileiros.
A Rússia é o principal mercado de destino das exportações brasileiras de carnes e açúcar. O total das vendas de produtos agrícolas para aquele mercado em 2010 foi de US$ 4,06 bilhões e o de 2009, de US$ 2,78 bilhões. O resultado representa crescimento de 45,9%.
Cúpula de ministros
O Brasil também terá representantes na Cúpula de Ministros de Agricultura, evento paralelo à Semana Verde, entre quinta-feira (20) e sábado (22). A delegação aproveitará a oportunidade para fortalecer a campanha do Brasil à Direção Geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). O candidato brasileiro é José Graziano da Silva, atual representante da entidade na América Latina e Caribe.
Fonte:
Ministério da Agricultura
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















